
3ª Publicação de Impacto do Grupo Semente: aprendizados, territórios e a mensuração da transformação
Transformar vidas através da inovação é um propósito poderoso. Mas como comprovar que essa transformação realmente acontece? Como traduzir mudanças profundas em pessoas e comunidades em dados que demonstrem valor real? Essas perguntas não tiveram
Destaques
Últimos artigos

Como transformar ideias em resultado?
Entenda como transformar ideias em resultado através dos conceitos construídos por Ahi Gvirtsman.

Por trás do Desafio Conexsus
A Conexsus enfrenta o desafio de desenvolver empreendimentos comunitários mais estruturados e rentáveis, com cadeias produtivas justas e sustentáveis, por meio do Desafio Conexsus. Esse desafio envolve entender o que define empreendimentos comunitários, como funcionam as cadeias produtivas e qual o impacto de atividades econômicas além da agricultura familiar e agroextrativista.

A importância do Problem Solution Fit
Ao iniciar uma jornada empreendedora, é fundamental que os empreendedores se questionem sobre o problema que estão resolvendo com seu produto. Esse questionamento diferencia duas etapas cruciais: o encaixe entre problema e solução (Problem Solution Fit) e o encaixe entre produto e mercado (Product Market Fit).

Inovar em empresas é maratona e não corrida de 100m
A Semente, uma empresa de educação empreendedora, destaca sua abordagem sem utilizar elementos pirotécnicos do empreendedorismo de palco, especialmente ao discutir inovação em empresas. No entanto, reconhecemos a importância do clichê “pensar fora da caixa” por diversos motivo.

Case Donamaid: como a Semente ajudou na abertura de novos mercados
No post, será narrada a jornada dos três empreendedores por trás da Donamaid, um marketplace de diaristas que foi acelerado em um dos programas de capacitação de startups conduzido pela Semente. A história começa em 2017, quando os empreendedores participaram da sexta turma do StartupRS Digital, um programa de pré-aceleração de startups digitais realizado pelo Sebrae RS.

Teoria da Mudança: o que é e como aplicar
De forma bastante resumida, a Teoria da Mudança consiste num conjunto de ferramentas que auxiliam no planejamento de qualquer tipo de iniciativa social, como um projeto, uma política pública ou um empreendimento. No entanto, saber como aplicar essa ferramenta, de modo efetivo, é algo bem mais complexo.

Product Market Fit, mindset, governança: por que as startups falham?
O Product Market Fit ocorre quando uma startup desenvolve um produto que o mercado não apenas precisa, mas está disposto a pagar para utilizar. Após atingir esse estágio, a startup experimenta um crescimento rápido e aparenta ser um sucesso instantâneo, muitas vezes sendo destacada em capas de revistas como protagonista. No entanto, a realidade da vida em uma startup é desafiadora, com uma infinidade de incertezas, obstáculos inesperados e uma pressão constante pelo sucesso.

Três lições da HP para inovação em empresas (parte 1)
Depois de liderar um programa que permitiu à HP criar dez inovações com resultados significativos em apenas 24 meses e orientar vários heads de inovação em diversas organizações, Ahi Gvirtsman identificou padrões na implementação de inovação em empresas estabelecidas. Com base nessa experiência, ele desenvolveu uma série de ferramentas para apoiar a criação de inovação em outras empresas. Nesta série de posts, serão compartilhados três dos principais insights obtidos após os ensinamentos obtidos em um dos maiores eventos de inovação do mundo.

Intraempreendedorismo de impacto: quando a mudança começa de dentro para fora
Uma abordagem alternativa para o desenvolvimento do Valor Compartilhado, focando no intraempreendedorismo de impacto. Esta abordagem envolve a resolução de problemas da empresa levando em consideração aspectos socioambientais. O intraempreendedorismo pode estar alinhado ao core business da empresa ou se tornar uma spin-off, permitindo manter o foco na resolução de problemas da empresa com um viés socioambiental.

Pesquisa Exploratória: conhecendo o problema do cliente
Esta é a primeira parte de uma série de artigos que foca em aprimorar o processo de compreensão do problema do cliente e na validação inicial utilizada por empreendedores em seus modelos de negócios. Introduzindo a ferramenta de pesquisa exploratória, o artigo destaca os principais erros cometidos nas etapas iniciais de validação.

Como transformar ideias em resultado?
Entenda como transformar ideias em resultado através dos conceitos construídos por Ahi Gvirtsman.

Por trás do Desafio Conexsus
A Conexsus enfrenta o desafio de desenvolver empreendimentos comunitários mais estruturados e rentáveis, com cadeias produtivas justas e sustentáveis, por meio do Desafio Conexsus. Esse desafio envolve entender o que define empreendimentos comunitários, como funcionam as cadeias produtivas e qual o impacto de atividades econômicas além da agricultura familiar e agroextrativista.

A importância do Problem Solution Fit
Ao iniciar uma jornada empreendedora, é fundamental que os empreendedores se questionem sobre o problema que estão resolvendo com seu produto. Esse questionamento diferencia duas etapas cruciais: o encaixe entre problema e solução (Problem Solution Fit) e o encaixe entre produto e mercado (Product Market Fit).

Inovar em empresas é maratona e não corrida de 100m
A Semente, uma empresa de educação empreendedora, destaca sua abordagem sem utilizar elementos pirotécnicos do empreendedorismo de palco, especialmente ao discutir inovação em empresas. No entanto, reconhecemos a importância do clichê “pensar fora da caixa” por diversos motivo.

Case Donamaid: como a Semente ajudou na abertura de novos mercados
No post, será narrada a jornada dos três empreendedores por trás da Donamaid, um marketplace de diaristas que foi acelerado em um dos programas de capacitação de startups conduzido pela Semente. A história começa em 2017, quando os empreendedores participaram da sexta turma do StartupRS Digital, um programa de pré-aceleração de startups digitais realizado pelo Sebrae RS.

Teoria da Mudança: o que é e como aplicar
De forma bastante resumida, a Teoria da Mudança consiste num conjunto de ferramentas que auxiliam no planejamento de qualquer tipo de iniciativa social, como um projeto, uma política pública ou um empreendimento. No entanto, saber como aplicar essa ferramenta, de modo efetivo, é algo bem mais complexo.

Product Market Fit, mindset, governança: por que as startups falham?
O Product Market Fit ocorre quando uma startup desenvolve um produto que o mercado não apenas precisa, mas está disposto a pagar para utilizar. Após atingir esse estágio, a startup experimenta um crescimento rápido e aparenta ser um sucesso instantâneo, muitas vezes sendo destacada em capas de revistas como protagonista. No entanto, a realidade da vida em uma startup é desafiadora, com uma infinidade de incertezas, obstáculos inesperados e uma pressão constante pelo sucesso.

Três lições da HP para inovação em empresas (parte 1)
Depois de liderar um programa que permitiu à HP criar dez inovações com resultados significativos em apenas 24 meses e orientar vários heads de inovação em diversas organizações, Ahi Gvirtsman identificou padrões na implementação de inovação em empresas estabelecidas. Com base nessa experiência, ele desenvolveu uma série de ferramentas para apoiar a criação de inovação em outras empresas. Nesta série de posts, serão compartilhados três dos principais insights obtidos após os ensinamentos obtidos em um dos maiores eventos de inovação do mundo.

Intraempreendedorismo de impacto: quando a mudança começa de dentro para fora
Uma abordagem alternativa para o desenvolvimento do Valor Compartilhado, focando no intraempreendedorismo de impacto. Esta abordagem envolve a resolução de problemas da empresa levando em consideração aspectos socioambientais. O intraempreendedorismo pode estar alinhado ao core business da empresa ou se tornar uma spin-off, permitindo manter o foco na resolução de problemas da empresa com um viés socioambiental.

Pesquisa Exploratória: conhecendo o problema do cliente
Esta é a primeira parte de uma série de artigos que foca em aprimorar o processo de compreensão do problema do cliente e na validação inicial utilizada por empreendedores em seus modelos de negócios. Introduzindo a ferramenta de pesquisa exploratória, o artigo destaca os principais erros cometidos nas etapas iniciais de validação.