Como as Empresas B estão reinventando a sustentabilidade corporativa

Descubra como a Semente Negócios está revolucionando a sustentabilidade corporativa ao se tornar uma Empresa B certificada. Este artigo explora seu compromisso com o Movimento B, destacando seus novos compromissos e como isso a posiciona na vanguarda de uma economia que valoriza o bem-estar social e ambiental, além do lucro financeiro. Explore temas como integração entre propósito e lucro, engajamento comunitário, inovação social e ambiental. Saiba como o Movimento B está moldando o futuro dos negócios em direção a uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa.

Destaques

Últimos artigos

Três lições da HP para inovação em empresas (parte 1)

Depois de liderar um programa que permitiu à HP criar dez inovações com resultados significativos em apenas 24 meses e orientar vários heads de inovação em diversas organizações, Ahi Gvirtsman identificou padrões na implementação de inovação em empresas estabelecidas. Com base nessa experiência, ele desenvolveu uma série de ferramentas para apoiar a criação de inovação em outras empresas. Nesta série de posts, serão compartilhados três dos principais insights obtidos após os ensinamentos obtidos em um dos maiores eventos de inovação do mundo.

Intraempreendedorismo de impacto: quando a mudança começa de dentro para fora

Uma abordagem alternativa para o desenvolvimento do Valor Compartilhado, focando no intraempreendedorismo de impacto. Esta abordagem envolve a resolução de problemas da empresa levando em consideração aspectos socioambientais. O intraempreendedorismo pode estar alinhado ao core business da empresa ou se tornar uma spin-off, permitindo manter o foco na resolução de problemas da empresa com um viés socioambiental.

Pesquisa Exploratória: conhecendo o problema do cliente

Esta é a primeira parte de uma série de artigos que foca em aprimorar o processo de compreensão do problema do cliente e na validação inicial utilizada por empreendedores em seus modelos de negócios. Introduzindo a ferramenta de pesquisa exploratória, o artigo destaca os principais erros cometidos nas etapas iniciais de validação.

Como engajar lideranças na inovação?

Aqueles que buscam promover o mindset de inovação em suas organizações e estabelecer um verdadeiro ecossistema inovador corporativo, capaz de gerar impacto em diversas unidades de negócio, enfrentam um desafio complexo. A inovação, ao provocar mudanças muitas vezes radicais no modus operandi da organização, é naturalmente resistida pelo ser humano, independentemente do nível hierárquico. Entenda como engajar lideranças nesse processo.

Valor compartilhado e o futuro dos negócios

Muitas empresas têm adotado ações de responsabilidade social ao longo dos anos, frequentemente em resposta à pressão da sociedade civil ou de leis governamentais para preservação dos recursos naturais. No entanto, essas práticas muitas vezes são vistas como uma forma de “devolver à sociedade” ou “compensar” danos causados pela exploração de recursos naturais. Mas, no futuro, e mais próximo do que se imagina, o impacto social e ambiental será incorporado à estratégia de negócios das empresas, melhorando não apenas os indicadores de produtividade, mas também os lucros obtidos por elas.

Tese de Inovação: construa ou tome cuidado!

Em processos de inovação, é desafiador analisar dezenas ou centenas de ideias de projetos e conexões com startups. Isso demanda tempo e direcionamento. Para selecionar os projetos e startups adequados para entrar no pipeline de inovação, é essencial ter uma tese de inovação. Esta tese serve como um critério para determinar em quais iniciativas investir, ajudando a concentrar os recursos nas áreas mais promissoras.

Saiba como calcular investimento em mídia social e seus impactos

Abordamos a dificuldade enfrentada pelas startups ao avaliar o investimento em mídia social e seu impacto no crescimento da empresa. Com o intuito de ajudar nesse processo, são apresentados sete passos para calcular o retorno do investimento (ROI) em mídia social. Reconhecendo a complexidade de medir os benefícios e custos do marketing, fornecemos uma visão geral e um exemplo do processo de cálculo do ROI em mídia social.

Saiba os principais aspectos jurídicos em uma startup

Em geral, ao discutir as dores e desafios das startups, é comum encontrar uma determinação ardente em superar os obstáculos deste caminho incerto, com equipes multidisciplinares e prontas para enfrentar qualquer desafio. No entanto, raramente se discute a importância dos aspectos jurídicos das startups.

Pipeline de Inovação

Atualmente, há muita discussão sobre a rápida e constante transformação do mundo, e como as empresas precisam inovar para se manterem competitivas nesse contexto. A transformação digital e a crescente necessidade de utilizar dados são desafios enfrentados pelas corporações. Diante dessa urgência de inovar, empresas de todos os tamanhos estão dando a devida importância a esse desafio. No entanto, ainda há muito a ser aprendido sobre como construir um processo de inovação que realmente resulte em valor de mercado e perdure a longo prazo.

Três lições da HP para inovação em empresas (parte 1)

Depois de liderar um programa que permitiu à HP criar dez inovações com resultados significativos em apenas 24 meses e orientar vários heads de inovação em diversas organizações, Ahi Gvirtsman identificou padrões na implementação de inovação em empresas estabelecidas. Com base nessa experiência, ele desenvolveu uma série de ferramentas para apoiar a criação de inovação em outras empresas. Nesta série de posts, serão compartilhados três dos principais insights obtidos após os ensinamentos obtidos em um dos maiores eventos de inovação do mundo.

Intraempreendedorismo de impacto: quando a mudança começa de dentro para fora

Uma abordagem alternativa para o desenvolvimento do Valor Compartilhado, focando no intraempreendedorismo de impacto. Esta abordagem envolve a resolução de problemas da empresa levando em consideração aspectos socioambientais. O intraempreendedorismo pode estar alinhado ao core business da empresa ou se tornar uma spin-off, permitindo manter o foco na resolução de problemas da empresa com um viés socioambiental.

Pesquisa Exploratória: conhecendo o problema do cliente

Esta é a primeira parte de uma série de artigos que foca em aprimorar o processo de compreensão do problema do cliente e na validação inicial utilizada por empreendedores em seus modelos de negócios. Introduzindo a ferramenta de pesquisa exploratória, o artigo destaca os principais erros cometidos nas etapas iniciais de validação.

Como engajar lideranças na inovação?

Aqueles que buscam promover o mindset de inovação em suas organizações e estabelecer um verdadeiro ecossistema inovador corporativo, capaz de gerar impacto em diversas unidades de negócio, enfrentam um desafio complexo. A inovação, ao provocar mudanças muitas vezes radicais no modus operandi da organização, é naturalmente resistida pelo ser humano, independentemente do nível hierárquico. Entenda como engajar lideranças nesse processo.

Valor compartilhado e o futuro dos negócios

Muitas empresas têm adotado ações de responsabilidade social ao longo dos anos, frequentemente em resposta à pressão da sociedade civil ou de leis governamentais para preservação dos recursos naturais. No entanto, essas práticas muitas vezes são vistas como uma forma de “devolver à sociedade” ou “compensar” danos causados pela exploração de recursos naturais. Mas, no futuro, e mais próximo do que se imagina, o impacto social e ambiental será incorporado à estratégia de negócios das empresas, melhorando não apenas os indicadores de produtividade, mas também os lucros obtidos por elas.

Tese de Inovação: construa ou tome cuidado!

Em processos de inovação, é desafiador analisar dezenas ou centenas de ideias de projetos e conexões com startups. Isso demanda tempo e direcionamento. Para selecionar os projetos e startups adequados para entrar no pipeline de inovação, é essencial ter uma tese de inovação. Esta tese serve como um critério para determinar em quais iniciativas investir, ajudando a concentrar os recursos nas áreas mais promissoras.

Saiba como calcular investimento em mídia social e seus impactos

Abordamos a dificuldade enfrentada pelas startups ao avaliar o investimento em mídia social e seu impacto no crescimento da empresa. Com o intuito de ajudar nesse processo, são apresentados sete passos para calcular o retorno do investimento (ROI) em mídia social. Reconhecendo a complexidade de medir os benefícios e custos do marketing, fornecemos uma visão geral e um exemplo do processo de cálculo do ROI em mídia social.

Saiba os principais aspectos jurídicos em uma startup

Em geral, ao discutir as dores e desafios das startups, é comum encontrar uma determinação ardente em superar os obstáculos deste caminho incerto, com equipes multidisciplinares e prontas para enfrentar qualquer desafio. No entanto, raramente se discute a importância dos aspectos jurídicos das startups.

Pipeline de Inovação

Atualmente, há muita discussão sobre a rápida e constante transformação do mundo, e como as empresas precisam inovar para se manterem competitivas nesse contexto. A transformação digital e a crescente necessidade de utilizar dados são desafios enfrentados pelas corporações. Diante dessa urgência de inovar, empresas de todos os tamanhos estão dando a devida importância a esse desafio. No entanto, ainda há muito a ser aprendido sobre como construir um processo de inovação que realmente resulte em valor de mercado e perdure a longo prazo.

O que você está buscando?

Pesquisar