
3ª Publicação de Impacto do Grupo Semente: aprendizados, territórios e a mensuração da transformação
Transformar vidas através da inovação é um propósito poderoso. Mas como comprovar que essa transformação realmente acontece? Como traduzir mudanças profundas em pessoas e comunidades em dados que demonstrem valor real? Essas perguntas não tiveram
Destaques
Últimos artigos

Como medir inovação? Veja quadros comparativos
Medir a inovação de maneira eficaz é essencial para garantir que os esforços estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e para avaliar o impacto das iniciativas de inovação ao longo do tempo.

Para onde está indo o mercado de produtos sustentáveis?
O aumento do interesse e da demanda por produtos sustentáveis reflete uma mudança significativa nos padrões de consumo da sociedade. Esse novo perfil de consumidor está cada vez mais consciente dos impactos ambientais e sociais de suas escolhas e busca ativamente produtos que reflitam seus valores pessoais.
Conheça mais sobre qual pode ser o futuro desse mercado.

Sua proposta de valor é atraente e convincente?
Neste artigo, abordaremos a dificuldade enfrentada por empreendedores em definir com precisão a proposta de valor de suas startups. Embora essa pergunta pareça simples, muitas vezes a resposta não é tão direta quanto parece. O objetivo é fornecer um guia para ajudar empreendedores a modelar suas propostas de valor de forma eficaz e comunicá-las de maneira atraente ao público-alvo.

Time de startup: como construir a equipe ideal
Construir uma equipe sólida é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, seja uma startup, um negócio de impacto ou uma corporação estabelecida buscando inovação. Enquanto bons times podem falhar na hora de empreender, nenhum negócio exponencial alcançou o sucesso sem um time excepcional.

Pesquisa Exploratória: mergulhe no problema do cliente
A pesquisa exploratória é um processo extensivo de entrevistas de validação que visa validar hipóteses, especialmente aquelas relacionadas ao público-alvo e ao problema do cliente. Envolve conversas pessoais, sinceras e profundas com uma amostra significativa de um determinado público.

Como desenvolver um bom programa de empreendedorismo?
Conheça os diversos fatores que contribuem para a construção de um bom programa de empreendedorismo.

Como estruturar um negócio de impacto
Um negócio de impacto é uma empresa que tem como objetivo principal gerar impacto socioambiental positivo enquanto busca lucro. Diferentemente de organizações sem fins lucrativos que dependem de doações, um negócio de impacto é sustentável financeiramente e busca solucionar problemas sociais ou ambientais por meio de suas atividades comerciais. Essas empresas aplicam soluções inovadoras para melhorar a realidade de comunidades ou grupos específicos, visando tanto o retorno financeiro quanto a melhoria socioambiental. Entenda como estruturar um negócio de impacto.

Startup: o que é, o que comem, onde vivem?
As startups são organizações voltadas para a resolução de problemas reais da sociedade. Antes de se consolidarem como empresas, elas realizam a exploração de clientes e modelos de negócios de duas maneiras distintas. Primeiramente, investigam a fundo o problema que desejam solucionar, buscando validar a sua relevância para os futuros clientes. Isso permite que as startups compreendam melhor o seu público-alvo e o mercado em que pretendem atuar.

Gestão da inovação corporativa: ping pong com Sílvia Folster
Sílvia Folster acumula 25 anos de experiência em empresas de tecnologia em Santa Catarina. Ela começou sua carreira aos 19 anos como recepcionista em uma empresa de TI do ramo de Engenharia, evoluindo para o cargo de analista financeira em apenas três anos. Através de histórias e exemplos, as boas práticas são testadas e adaptadas, inclusive no contexto da gestão da inovação corporativa.
Neste texto, será apresentada a trajetória de Sílvia Folster, CEO da Cianet, e o processo que levou à criação do ISP.NEXT LAB, o laboratório de inovação da empresa.

Conheça os 3 estágios de validação de uma startup
Neste post, serão apresentados os três estágios de validação que toda startup deve atravessar. O objetivo é proporcionar aos empreendedores uma compreensão clara do processo de modelagem de negócios.

Como medir inovação? Veja quadros comparativos
Medir a inovação de maneira eficaz é essencial para garantir que os esforços estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e para avaliar o impacto das iniciativas de inovação ao longo do tempo.

Para onde está indo o mercado de produtos sustentáveis?
O aumento do interesse e da demanda por produtos sustentáveis reflete uma mudança significativa nos padrões de consumo da sociedade. Esse novo perfil de consumidor está cada vez mais consciente dos impactos ambientais e sociais de suas escolhas e busca ativamente produtos que reflitam seus valores pessoais.
Conheça mais sobre qual pode ser o futuro desse mercado.

Sua proposta de valor é atraente e convincente?
Neste artigo, abordaremos a dificuldade enfrentada por empreendedores em definir com precisão a proposta de valor de suas startups. Embora essa pergunta pareça simples, muitas vezes a resposta não é tão direta quanto parece. O objetivo é fornecer um guia para ajudar empreendedores a modelar suas propostas de valor de forma eficaz e comunicá-las de maneira atraente ao público-alvo.

Time de startup: como construir a equipe ideal
Construir uma equipe sólida é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, seja uma startup, um negócio de impacto ou uma corporação estabelecida buscando inovação. Enquanto bons times podem falhar na hora de empreender, nenhum negócio exponencial alcançou o sucesso sem um time excepcional.

Pesquisa Exploratória: mergulhe no problema do cliente
A pesquisa exploratória é um processo extensivo de entrevistas de validação que visa validar hipóteses, especialmente aquelas relacionadas ao público-alvo e ao problema do cliente. Envolve conversas pessoais, sinceras e profundas com uma amostra significativa de um determinado público.

Como desenvolver um bom programa de empreendedorismo?
Conheça os diversos fatores que contribuem para a construção de um bom programa de empreendedorismo.

Como estruturar um negócio de impacto
Um negócio de impacto é uma empresa que tem como objetivo principal gerar impacto socioambiental positivo enquanto busca lucro. Diferentemente de organizações sem fins lucrativos que dependem de doações, um negócio de impacto é sustentável financeiramente e busca solucionar problemas sociais ou ambientais por meio de suas atividades comerciais. Essas empresas aplicam soluções inovadoras para melhorar a realidade de comunidades ou grupos específicos, visando tanto o retorno financeiro quanto a melhoria socioambiental. Entenda como estruturar um negócio de impacto.

Startup: o que é, o que comem, onde vivem?
As startups são organizações voltadas para a resolução de problemas reais da sociedade. Antes de se consolidarem como empresas, elas realizam a exploração de clientes e modelos de negócios de duas maneiras distintas. Primeiramente, investigam a fundo o problema que desejam solucionar, buscando validar a sua relevância para os futuros clientes. Isso permite que as startups compreendam melhor o seu público-alvo e o mercado em que pretendem atuar.

Gestão da inovação corporativa: ping pong com Sílvia Folster
Sílvia Folster acumula 25 anos de experiência em empresas de tecnologia em Santa Catarina. Ela começou sua carreira aos 19 anos como recepcionista em uma empresa de TI do ramo de Engenharia, evoluindo para o cargo de analista financeira em apenas três anos. Através de histórias e exemplos, as boas práticas são testadas e adaptadas, inclusive no contexto da gestão da inovação corporativa.
Neste texto, será apresentada a trajetória de Sílvia Folster, CEO da Cianet, e o processo que levou à criação do ISP.NEXT LAB, o laboratório de inovação da empresa.

Conheça os 3 estágios de validação de uma startup
Neste post, serão apresentados os três estágios de validação que toda startup deve atravessar. O objetivo é proporcionar aos empreendedores uma compreensão clara do processo de modelagem de negócios.