Como as Empresas B estão reinventando a sustentabilidade corporativa
Descubra como a Semente Negócios está revolucionando a sustentabilidade corporativa ao se tornar uma Empresa B certificada. Este artigo explora seu compromisso com o Movimento B, destacando seus novos compromissos e como isso a posiciona na vanguarda de uma economia que valoriza o bem-estar social e ambiental, além do lucro financeiro. Explore temas como integração entre propósito e lucro, engajamento comunitário, inovação social e ambiental. Saiba como o Movimento B está moldando o futuro dos negócios em direção a uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa.
Destaques
Últimos artigos
Estratégias de inovação: case Carrefour
No episódio #13 do CorpUp Talks, tivemos a oportunidade de discutir estratégias de inovação com Charles Schweitzer, Head de Inovação do Banco Carrefour e professor de inovação, futuro e tendências na Inova Business School.
Charles, que é pai de três filhos, compartilha seu orgulho em ser um agente facilitador de inovação, compartilhando um pouco de sua experiência, aprendizados, erros e acertos.
Por onde começar a transformação digital nas empresas
A crescente digitalização da sociedade tem trazido inúmeros benefícios para os consumidores, ao mesmo tempo em que desafia grandes empresas e transforma indústrias inteiras. O tema da transformação digital nas empresas tem recebido grande destaque nos últimos anos, porém muitas organizações ainda enfrentam dificuldades para encontrar o caminho ideal para uma transição bem-sucedida.
5 dicas para os negócios de impacto social no Brasil se integrarem ao ecossistema
A atuação em ecossistemas, tão comum no contexto de inovação corporativa e startups, torna-se uma medida essencial para a prosperidade dos negócios de impacto social no Brasil. O sucesso de um negócio requer não apenas o entendimento dos atores envolvidos (pessoas, instituições, empresas), mas também a compreensão dos fatores que influenciam positiva e negativamente o ambiente de negócios.
Projetos de inovação corporativa: desmistificando a execução
É importante diferenciar os projetos tradicionais corporativos dos projetos de inovação corporativa. Nos projetos tradicionais, é possível definir previamente um escopo claro do projeto, o que permite planejar um cronograma, alocar os recursos necessários e projetar seu potencial retorno. Por outro lado, nos projetos de inovação, especialmente quando estão distantes do core de atuação da empresa, é mais difícil estimar o escopo e os potenciais retornos de investimento. Isso resulta em incertezas que podem surgir antes da aprovação para a execução de um projeto de inovação.
Diagnóstico de Inovação: entendendo o presente para desenhar o futuro da Inovação nas empresas
Neste post, vamos explorar mais detalhadamente o fator Ecossistema Corporativo de Inovação, que visa promover as condições necessárias para que a inovação ocorra de maneira ágil e descentralizada.
A inovação nas empresas não deve ser centralizada em uma área específica, mas sim fazer parte da organização como um todo. Para avaliar e fortalecer o ecossistema de inovação interno, podemos considerar cinco dimensões principais.
Ideias de projetos sociais para empresas
Se o seu negócio ainda não está considerando o seu impacto social, este momento destaca a importância de estar atento e integrar o propósito na cultura da sua empresa. Além de buscar lucro, é fundamental assumir a responsabilidade pelo impacto que sua atividade tem no entorno e na comunidade. Felizmente, adotar essa abordagem é mais acessível do que se imagina.
Programa de Inovação Corporativa
A inovação é amplamente reconhecida como uma força motriz essencial para a competitividade das empresas e o desenvolvimento das nações. No entanto, estruturar a inovação em uma organização já existente, com processos estabelecidos, estruturas hierárquicas e tomada de decisões lentas, pode ser um desafio.
Field Sales com a Softplan: conheça
No artigo a seguir, abordaremos o conceito de Field Sales, que, ao contrário de Inside Sales, envolve vendas realizadas presencialmente e em campo. Exploraremos o significado desse conceito, suas particularidades e apresentaremos a empresa Softplan como exemplo, uma das maiores empresas de software do país que atua com vendas nesse formato.
Field Sales refere-se a um modelo de vendas em que os representantes comerciais interagem diretamente com os clientes em seus locais físicos, seja em escritórios, estabelecimentos comerciais ou outros espaços.
O que fazer para potencializar o intraempreendedorismo nas empresas?
Adaptar-se ao novo modelo econômico requer a implementação de práticas que promovam uma cultura intraempreendedora, ou seja, a habilidade de gerir pessoas, reconhecer seu capital intelectual, tratar colaboradores como parceiros, incentivar sua participação e utilizar seus talentos para impulsionar o desenvolvimento do negócio.
Valuation: o que é, por onde começar
O Valuation é um termo comumente utilizado no contexto de investimentos em negócios inovadores e startups, porém muitas vezes é cercado por desconfiança, incerteza e incompreensão, mesmo entre pessoas que fazem parte do ecossistema de inovação. Portanto, é importante desmistificar o conceito, compreender como calcular e como utilizá-lo de forma eficaz em uma negociação de investimento, levando em consideração as características únicas do negócio.
Estratégias de inovação: case Carrefour
No episódio #13 do CorpUp Talks, tivemos a oportunidade de discutir estratégias de inovação com Charles Schweitzer, Head de Inovação do Banco Carrefour e professor de inovação, futuro e tendências na Inova Business School.
Charles, que é pai de três filhos, compartilha seu orgulho em ser um agente facilitador de inovação, compartilhando um pouco de sua experiência, aprendizados, erros e acertos.
Por onde começar a transformação digital nas empresas
A crescente digitalização da sociedade tem trazido inúmeros benefícios para os consumidores, ao mesmo tempo em que desafia grandes empresas e transforma indústrias inteiras. O tema da transformação digital nas empresas tem recebido grande destaque nos últimos anos, porém muitas organizações ainda enfrentam dificuldades para encontrar o caminho ideal para uma transição bem-sucedida.
5 dicas para os negócios de impacto social no Brasil se integrarem ao ecossistema
A atuação em ecossistemas, tão comum no contexto de inovação corporativa e startups, torna-se uma medida essencial para a prosperidade dos negócios de impacto social no Brasil. O sucesso de um negócio requer não apenas o entendimento dos atores envolvidos (pessoas, instituições, empresas), mas também a compreensão dos fatores que influenciam positiva e negativamente o ambiente de negócios.
Projetos de inovação corporativa: desmistificando a execução
É importante diferenciar os projetos tradicionais corporativos dos projetos de inovação corporativa. Nos projetos tradicionais, é possível definir previamente um escopo claro do projeto, o que permite planejar um cronograma, alocar os recursos necessários e projetar seu potencial retorno. Por outro lado, nos projetos de inovação, especialmente quando estão distantes do core de atuação da empresa, é mais difícil estimar o escopo e os potenciais retornos de investimento. Isso resulta em incertezas que podem surgir antes da aprovação para a execução de um projeto de inovação.
Diagnóstico de Inovação: entendendo o presente para desenhar o futuro da Inovação nas empresas
Neste post, vamos explorar mais detalhadamente o fator Ecossistema Corporativo de Inovação, que visa promover as condições necessárias para que a inovação ocorra de maneira ágil e descentralizada.
A inovação nas empresas não deve ser centralizada em uma área específica, mas sim fazer parte da organização como um todo. Para avaliar e fortalecer o ecossistema de inovação interno, podemos considerar cinco dimensões principais.
Ideias de projetos sociais para empresas
Se o seu negócio ainda não está considerando o seu impacto social, este momento destaca a importância de estar atento e integrar o propósito na cultura da sua empresa. Além de buscar lucro, é fundamental assumir a responsabilidade pelo impacto que sua atividade tem no entorno e na comunidade. Felizmente, adotar essa abordagem é mais acessível do que se imagina.
Programa de Inovação Corporativa
A inovação é amplamente reconhecida como uma força motriz essencial para a competitividade das empresas e o desenvolvimento das nações. No entanto, estruturar a inovação em uma organização já existente, com processos estabelecidos, estruturas hierárquicas e tomada de decisões lentas, pode ser um desafio.
Field Sales com a Softplan: conheça
No artigo a seguir, abordaremos o conceito de Field Sales, que, ao contrário de Inside Sales, envolve vendas realizadas presencialmente e em campo. Exploraremos o significado desse conceito, suas particularidades e apresentaremos a empresa Softplan como exemplo, uma das maiores empresas de software do país que atua com vendas nesse formato.
Field Sales refere-se a um modelo de vendas em que os representantes comerciais interagem diretamente com os clientes em seus locais físicos, seja em escritórios, estabelecimentos comerciais ou outros espaços.
O que fazer para potencializar o intraempreendedorismo nas empresas?
Adaptar-se ao novo modelo econômico requer a implementação de práticas que promovam uma cultura intraempreendedora, ou seja, a habilidade de gerir pessoas, reconhecer seu capital intelectual, tratar colaboradores como parceiros, incentivar sua participação e utilizar seus talentos para impulsionar o desenvolvimento do negócio.
Valuation: o que é, por onde começar
O Valuation é um termo comumente utilizado no contexto de investimentos em negócios inovadores e startups, porém muitas vezes é cercado por desconfiança, incerteza e incompreensão, mesmo entre pessoas que fazem parte do ecossistema de inovação. Portanto, é importante desmistificar o conceito, compreender como calcular e como utilizá-lo de forma eficaz em uma negociação de investimento, levando em consideração as características únicas do negócio.