Cultura de inovação: como se aplica à gestão de pessoas?

Sumário

Como a cultura de inovação e a gestão de pessoas podem se relacionar? É o que você confere neste texto! A cultura de inovação vem deixando de ser um conceito associado exclusivamente às startups tecnológicas para se relacionar de forma aprofundada com o universo do empreendedorismo em todos os segmentos.

Especialmente para a nova geração de pessoas que empreendem com propósito, entender a inovação e saber aplicá-la à gestão de pessoas tem feito a diferença no posicionamento de negócios em um mercado dinâmico e plural.

Assim, aplicada à gestão de pessoas, a cultura de inovação é uma forma de atrair, identificar e reter talentos com perfil empreendedor. Assim, quando surgem as oportunidades, a equipe está preparada para propor ideias inovadoras.

Para explorar esse tema com a atenção, explicamos o que é cultura de inovação e como esse conceito pode ser aplicado na gestão de pessoas. Continue a leitura para saber mais! 

O que é cultura de inovação?

Cultura de inovação é um termo muito usado em empresas de todos os portes e segmentos. E isso pode provocar um esvaziamento do seu potencial, se o reduzirmos a “pensar fora da caixa”.

Na verdade, a cultura de inovação envolve questões muito mais profundas que, quando levadas a sério, promovem uma série de ganhos importantes para uma empresa.

Para resumir, podemos dizer que a cultura de inovação é um conjunto de práticas e hábitos que têm como objetivo promover a criatividade, o pensar em conjunto e o desenvolvimento de ideias para elaboração de novos produtos, serviços, métodos e negócios.

Porém, aqui ressaltamos que as ideias não necessariamente precisam estar relacionadas ao desenvolvimento de novas tecnologias e à criação de produtos. Para a cultura de inovação, o que importa é usar a inventividade para aproveitar oportunidades e aperfeiçoar práticas. 

Dessa forma, as empresas que defendem a inovação como um valor têm mais flexibilidade para aprimorar processos, o que, por sua vez, ajuda a consolidar os negócios em seus campos de atuação.

Pilares da cultura de inovação

Para que a cultura de inovação funcione, independente do ambiente, existem pilares que auxiliam as pessoas a compreender o contexto e guiam a forma como elas podem se comportar.

Em síntese, os pilares são os seguintes:

  • Espaço para novas ideias em todas as áreas.
  • O papel mais importante na inovação é o das lideranças da equipe.
  • Tolerância aos erros e ideias que não dão certo.
  • Busca constante do que falta ser suprido.
  • Inclusão e reconhecimento.
Vemos duas mulheres sentadas à mesa com agendas. As mulheres se olham e sorriem (imagem ilustrativa).

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas vai muito além do trabalho tradicionalmente associado aos setores de recursos humanos. Essa nomeação, inclusive, não se adequa a negócios que integram a  cultura da inovação.

Se antigamente a atividade de gestão de pessoas se resumia a rotinas de folha salarial, monitoramento de horas e outras questões operacionais, hoje, é diferente. A gestão de pessoas visa empregar novas estratégias para atração e permanência dos talentos, incentivo às suas capacidades individuais, valorização profissional e aumento da performance do trabalho em equipe.

Portanto, a gestão de pessoas tem como objetivo gerenciar o capital humano das empresas, conciliando objetivos, metas e práticas para que a equipe trabalhe em sintonia e consiga alcançar o seu melhor desempenho.

Pilares da gestão de pessoas

Para a gestão de pessoas também existem alguns pilares que coordenam um bom trabalho:

  • Motivação: pessoas motivadas se engajam mais nas tarefas da rotina de trabalho e têm mais disposição para o trabalho em equipe.
  • Comunicação: uma comunicação clara, objetiva e acolhedora é fundamental para a coesão da equipe e para construir uma relação de confiança com as lideranças.
  • Cooperação: manter uma equipe unida por longos períodos não é tarefa fácil, sendo papel da gestão de pessoas desenvolver metodologias e práticas que favoreçam o trabalho em conjunto.
  • Conhecimento e aprendizado: o aperfeiçoamento das práticas de gestão de equipe é essencial para que a empresa acompanhe as tendências do mercado e ofereça um ambiente favorável para o melhor desempenho das pessoas.
  • Capacitação e desenvolvimento: ao identificar os pontos de melhoria e as pessoas que podem se desenvolver ainda mais, é fundamental oferecer as condições para que elas alcancem tal objetivo. 

Como a cultura de inovação é aplicada à gestão de pessoas?

Agora que já entendemos os conceitos de cultura de inovação e gestão de pessoas, vamos compreender como o primeiro conceito pode ser integrado ao segundo.

Em princípio, é fácil perceber que os dois conceitos podem facilmente se ligar, com a cultura de inovação complementando o trabalho de gestão de pessoas. 

Afinal, as pessoas responsáveis pela gestão de pessoas têm influência sobre questões diretamente relacionadas à inovação, como recrutamento de talentos, reconhecimento profissional, capacitação, o nível de engajamento, etc.

Assim, além de criar um ambiente propício para a inovação, também cabe à gestão de pessoas identificar oportunidades e tendências do mercado, incentivando, interferindo ou propondo mudanças na organização da equipe. 

Vemos mãos sobrepostas umas às outras no centro da imagem, como um gesto de time (imagem ilustrativa). Texto: cultura de inovação e gestão de pessoas.

A Semente marcou presença no último CONCARH (Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas), maior evento sobre gestão de pessoas do país. Na oportunidade, algumas pautas relacionadas à cultura de inovação entraram em debate, evidenciando pontos que influenciarão as práticas de gestão de pessoas em um futuro próximo.

Por isso, para finalizar, deixamos registrados quatro tópicos discutidos no evento que relacionam cultura da inovação e gestão de pessoas. Veja a seguir!

Defesa da diversidade e inclusão

Cada vez mais a diversidade e inclusão se mostram formas eficientes de permitir que a inovação parta de novos olhares, nem sempre valorizados pelo mercado tradicional.

Assim, além de pautar a formação das equipes pela diversidade, incluir equitativamente as diferentes vozes na hora de buscar por novas ideias e formas de inovar é uma das principais tendências da cultura de inovação na gestão de pessoas.

Redefinição do papel das lideranças

Ainda é comum, principalmente em empresas com estrutura tradicional, que a liderança seja vista de uma forma distante, como se a direção da empresa devesse estar fora do alcance dos demais colaboradores.

Porém, para incentivar a inovação, as pessoas em posição de liderança devem ser as primeiras a perpetuar relações saudáveis no ambiente de trabalho e incentivar a cultura de inovação.

Preocupação com saúde mental e bem-estar

Especialmente após o auge de uma pandemia mundial, que vivemos recentemente, ninguém mais questiona os impactos que a saúde mental tem na qualidade de vida das pessoas. E, se algo não está bem, certamente a situação influenciará na forma como as pessoas se sentem em relação ao trabalho.

Atualmente, a preocupação com o bem-estar da equipe está entre as prioridades da gestão de pessoas. Esse fator é fundamental para uma cultura de inovação prosperar. 

Permanência de talentos

A ideia de “retenção” de talentos vem sendo modificada para dar lugar à “permanência” de talentos. Isso porque, primeiramente, retenção é um termo que remete à restrição de algo. 

Além disso, a dinâmica do mercado de trabalho moderno não é favorável para que as pessoas permaneçam muitos anos no mesmo emprego. Por isso, a gestão de pessoas contemporânea tem dado atenção a dois conceitos importantes: 

  • Employee Lifetime Value (ELTV): tempo médio de uma pessoa na organização.
  • Employee Value Proposition (EVP): proposta de valor oferecida pela empresa. Isto é, o conjunto de medidas promovidas para atrair bons profissionais.

Por fim, se você quer entender como desenvolver um ecossistema que contribua positivamente para a cultura de inovação e gestão de pessoas, conheça a metodologia Programas para a Cultura de Inovação, exclusiva da Semente Negócios!

Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *