Projeto Horizonte: programa de desenvolvimento territorial impactou mais de 1.200 pessoas em Minas Gerais
2030 da ONU.
Gerar qualidade de vida é fazer da prosperidade uma constante
Para o acompanhamento de todo o projeto, a Tese de Inovação Social foi o principal instrumento norteador. Sua construção se deu a partir dos insumos coletados na etapa de Mapeamento, iniciado no final de 2020, baseando-se na análise de dados e em conversas profundas e oficinas de cocriação com stakeholders do projeto, incluindo pessoas empreendedoras e lideranças dos territórios. Assim, foi possível construir a Tese de Inovação Social para o acompanhamento das iniciativas, dividia em quatro frentes:
Nossas ambições partiram do olhar do mundo para os territórios e do olhar das comunidades para o mundo. O que significava reconhecer e potencializar vocações locais em termos históricos, culturais, naturais e humanos. Por outro lado, a elevação da auto-percepção enquanto pessoas empreendedoras dos moradores e moradoras dos territórios foi algo capaz de ampliar seus horizontes. Assim, elas se viram capazes de inovar com propósito, a fim de construir caminhos mais autônomos para si e para as comunidades.
Partindo dessa percepção, elencamos algumas Vitórias obrigatórias, percurso também desenhado na etapa de Mapeamento e que serviu de farol para todo o desenrolar do projeto. São elas:
Na Maratona Empreendedora, primeira etapa do projeto, estruturada como uma espécie de gincana, as pessoas participantes foram divididas em quatro grupos de acordo com os desafios a serem resolvidos nas localidades e estabelecidos na Maratona.
Como resultados, 437 projetos foram inscritos e 1.204 pessoas foram atendidas direta ou indiretamente por uma intensa programação voltada para as áreas de empreendedorismo e inovação. Recebemos 105 pitchs e, desse total, 79 foram aprovados para a etapa de Pré-Aceleração.
Na etapa de Pré-Aceleração, as pessoas empreendedoras entraram em contato com uma estrutura de capacitação composta por oficinas, transmissões ao vivo, consultorias e mentorias. A trilha de aprendizado foi pensada para que as pessoas participantes pudessem dar os primeiros passos com seus Mínimos Produtos Viáveis (MPVs), avançarem nas vendas, evoluir significativamente no amadurecimento dos negócios e em relação às suas competências empreendedoras. No início de novembro de 2021, foram 39 negócios selecionados para a etapa de Aceleração.
– Pitch Day
– Formalização e faturamento dos negócios
Evolução do faturamento:
Em novembro de 2021, iniciou-se a fase de Aceleração, etapa com um ano de acompanhamento para o desenvolvimento do negócios, mais aporte do capital semente. Aqui, foi possível contribuir para a prosperidade de pessoas e negócios, cada vez mais capacitados para empreender e inovar, além do fortalecimento das cadeias de valor e do ecossistema local, impulsionando e criando uma rede empreendedora forte.
As pessoas empreendedoras tiveram contato com mentores e mentoras de diferentes partes do país, com ampla experiência em seu campo de atuação e que estavam inseridas no ecossistema de inovação e impacto para o crescimento dos negócios em articulação com os stakeholders. Os resultados foram os seguintes:
Um evento no Royal Golden Savassi, em dezembro de 2022, em Belo Horizonte, marcou a Graduação do Projeto Horizonte.
Neste encontro, foi celebrada a chegada das pessoas empreendedoras ao final dessa jornada de dois anos de projeto. Ao todo, 40 negócios foram diplomados e hoje seguem suas trajetórias impactando e melhorando a vida de suas comunidades e ecossistemas.
Veja o momento da Graduação dos negócios!
Saiba como foi no vídeo.