A diversidade no desenvolvimento de ecossistemas de inovação sustentáveis

Sumário

A inovação é um fator fundamental para o crescimento e a geração de impacto positivo de qualquer organização nos dias atuais. E para que a inovação aconteça, contar com uma cultura organizacional que valorize a diversidade é também algo importante! Neste artigo, vamos explorar em detalhes a importância da diversidade na promoção de ecossistemas de inovação sustentáveis.

Você vai entender:

  • De que forma diferentes perspectivas podem impulsionar a criatividade
  • Como a diversidade ajuda a ampliar a inovação e o impacto
  • A diversidade como ferramenta estratégica, instrumento de vantagem competitiva, mecanismo de atração e retenção, e outros aspectos
  • Na prática, como aliar diversidade ao desenvolvimento de ecossistemas

Ao final, você estará mais a par das principais ações envolvendo inovação e diversidade em organizações de diferentes portes e segmentos e tendo um caminho para seguir. Boa leitura!

Diversidade no ambiente dos negócios

A diversidade é um ativo empresarial valioso na geração de valor compartilhado para organizações de diferentes naturezas hoje. Seja porque há impactos diretos na produtividade das pessoas colaboradoras, na percepção de valor da marca ou na elevação do nível de conexão com o público e a sociedade em geral.

Por exemplo, em entrevista ao MIT Technology Review, o CPO de Pessoas e Sensibilidade do iFood, Gustavo Vitti, disse ver a diversidade como uma vantagem para os negócios, principalmente para organizações que querem se comunicar com um público cada vez maior. Para ele, isso dá ao iFood uma grande vantagem competitiva, na medida em que uma gama diversa de pessoas faz gerar compreensões e conexões com todo o ecossistema formado por diferentes atores.

E os impactos disso na cultura organizacional das empresas é algo importante a se considerar.

Vemos algumas pessoas trabalhando no que parece ser um café. Vemos quatro mulheres, uma delas usuária de cadeira de rodas (imagem ilustrativa). Texto: diversidade ecossistemas de inovação sustentáveis.

Como a diversidade pode potencializar a inovação nas organizações?

Inovação e diversidade caminham juntas. Isso foi comprovado por uma pesquisa publicada na Harvard Business Review. De acordo com o estudo, 70% das pessoas entrevistadas afirmaram que, com a diversidade, suas organizações conquistaram um novo mercado. Para algumas pessoas especialistas no tema, isso acontece porque essas organizações criam ambientes de trabalho onde novas ideias e projetos de mudança são mais incentivados.

Contudo, há diferentes percepções e parece recente a virada no interesse das corporações em torno do tema diversidade e inclusão.

Enquanto algumas pesquisas apontavam para uma perda de força do tema dentro das empresas (dados do relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2022, feito pela consultoria global GPTW – Great Place to Work), informações mais recentes mostram que houve, sim, uma mudança de mentalidade.

Um estudo da Blend Edu aponta para o crescimento no número de empresas com recursos e gestão dedicadas à diversidade e inclusão. Isso porque 81% delas afirmaram destinar recursos específicos para essas ações, contra 67% em 2022. Nesse mesmo sentido, ações de promoção da diversidade estão previstas no orçamento de 75% dos negócios com menos de 100 pessoas colaboradoras. Esse número já chegou a zero em 2020.

Diversidade e inclusão como indicadores-chave

Na Semente, a diversidade e a inclusão são indicadores fundamentais para a promoção da inovação que valoriza a vida.

Promover a diversidade, visando ambientes mais inclusivos, faz parte da estratégia dos principais negócios hoje preocupados com resultados. Não há como pensar em soluções que resolvam, de fato, os problemas urgentes que temos enfrentado se não há diferentes pessoas, com suas histórias, identidades e contextos de vida, inseridas no processo.

Ao longo de 2022, a Semente realizou uma série de programas de aceleração, empreendedorismo e liderança, com o objetivo de desenvolver pessoas empreendedoras e organizações capazes de inovar de forma a valorizar a vida.

E para que essas oportunidades pudessem ser levadas para todos e todas, e não apenas para alguns grupos, a Semente tanto fomentou a diversidade e a inclusão quanto rodou programas exclusivos e públicos específicos.

De todas as pessoas participantes de nossos programas:

  • Mais de 75% se declararam mulheres, demonstrando a potência desse público em ocupar a liderança de negócios
  • Quase 50% de todas as pessoas empreendedoras impactadas se identificam como pretas ou pardas
  • Outros dois grupos minorizados, apesar de menos representados, são os grupos LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência — cerca de 6% e 5% das pessoas atendidas, respectivamente
Baixe o relatório de impacto da Semente, onde estão os principais resultados de 2022 ligados à diversidade, ao desenvolvimento de pessoas e de ecossistemas. Acesse no link: https://semente.pages.pipz.io/publicacao-de-impacto/

A partir de uma visão aprimorada da diversidade, as organizações atualmente passaram a se preocupar e a incluir diferentes contextos – sociais, identitários, políticos e econômicos – em suas narrativas e propostas de valor.

Isso muda a forma como pensam o seu propósito, que precisa estar mais alinhado com as urgências relacionadas ao tempo presente.

Como aliar diversidade ao desenvolvimento de ecossistemas de inovação?

Os ecossistemas de inovação sustentáveis são sistemas, redes ou associações de organizações, instituições e indivíduos que colaboram e interagem para promover a inovação em busca de soluções que sejam socialmente responsáveis, ambientalmente amigáveis e economicamente viáveis.

Esses ecossistemas têm como objetivo criar um ambiente propício para o desenvolvimento e a implantação de tecnologias, práticas e modelos de negócios que impactam positivamente a sustentabilidade do planeta. Com isso, buscam ampliar o bem-estar das gerações presentes e futuras, nos mais distintos territórios.

A diversidade aqui desempenha um papel fundamental. Justamente porque ter uma variedade de perspectivas, experiências e conhecimentos é extremamente benéfico. Pois como pensar soluções a partir de um único prisma? Bom, isso não é possível.

Nesse sentido, vários aspectos da diversidade podem contribuir para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação sustentáveis. Esses aspectos incluem diversidade cultural, diversidade de gênero, diversidade étnica, diversidade de habilidades e diversidade de origens educacionais.

Diversidade por si só não gera inovação: o que falta?

A diversidade por si só não gera inovação, isso é certo. Então, qual caminho tomar?

Tomar a diversidade como ponto de partida para o desenvolvimento de ações e iniciativas deve ser acompanhada por práticas de inclusão e igualdade de oportunidades para que os ecossistemas de inovação sustentáveis possam realmente prosperar.

Do mesmo modo, é necessário um ambiente inclusivo e acolhedor, onde as pessoas se sintam encorajadas a compartilhar suas perspectivas e contribuir ativamente para diferentes processos. Ao criar um ambiente onde todas as vozes são valorizadas e respeitadas, os ecossistemas de inovação sustentáveis podem se tornar mais dinâmicos e eficazes na busca por soluções inovadoras.

Quer entender melhor como você pode atuar nesse cenário? Então fale com a Semente pelo [email protected].

Diversidade na prática: exemplos de como atuar com a diversidade

Ferramenta estratégica de mercado

Empresas que promovem a diversidade em seus processos de recrutamento e seleção, bem como em suas estratégias de marketing, por exemplo, conseguem se conectar com um público mais amplo e diversificado. Isso aumenta as chances de conquistar novos clientes e fortalecer sua posição no mercado.

Do ponto de vista dos clientes, ao ter uma equipe diversa, as organizações podem compreender e atender melhor às necessidades de diferentes grupos de consumidores. Isso proporciona uma vantagem competitiva ao expandir o alcance de mercado e aumenta a capacidade de se conectar com clientes diversos.

Essa mudança de atuação permite ainda uma visão mais abrangente das preferências, comportamentos e demandas dos consumidores, resultando em estratégias mais eficazes e produtos e serviços mais adequados às realidades atuais.

Instrumento de vantagem competitiva

Veja como a diversidade também pode desempenhar um papel fundamental na quebra de paradigmas e no desenvolvimento de inovações: quando pessoas com diferentes origens se unem, elas trazem consigo diferentes pontos de vista e formas de abordar os problemas, certo?

Isso permite que a equipe analise os desafios de maneira não convencional, questionando suposições e encontrando soluções que transformem radicalmente o status quoo que muitas identificam como inovação disruptiva.

A diversidade no local de trabalho estimula o pensamento criativo, já que cada pessoa traz consigo suas próprias experiências e referências que são únicas! E é a interação de diferentes culturas, formações educacionais e perspectivas que cultivam um ambiente propício para o surgimento de novas ideias.

Isso porque, quando indivíduos com visões de mundo distintas colaboram, ocorre um processo de sinergia intelectual e estímulo ao pensamento crítico, no qual as ideias se fundem e se desenvolvem de maneiras inesperadas. Essa mistura de influências cria um terreno fértil para o progresso e a expansão de organizações inteiras.

Propulsora da flexibilidade organizacional

Equipes diversas estão mais preparadas para lidar com mudanças rápidas, pois contam com uma gama mais ampla de experiências e pontos de vista. Nesse sentido, é possível dizer que a diversidade pode agir também como ferramenta propulsora da flexibilidade organizacional. 

Na relação com o mercado, isso permite que organizações sejam mais ágeis na identificação de novas oportunidades, na resposta a demandas dos clientes e na antecipação de tendências emergentes, sempre atentas à atualidade. Essa flexibilidade também se baseia muito na forma como a realidade de cada indivíduo é acolhida e compreendida, algo que causa muito impacto internamente.

Já ao praticar a empatia pelas variações nos modos de agir das pessoas colaboradoras da empresa, abrimos espaço para o diálogo e novas percepções sobre suas realidades. Ou seja, é o que compõem a cultura de organizações de diferentes segmentos e tamanhos. 

Mecanismo de atração e retenção de talentos

Por fim, pessoas profissionais de diferentes origens e identidades procuram por ambientes inclusivos, onde possam se sentir respeitadas. Nesse sentido, a diversidade é também fundamental para atrair e reter talentos qualificados.

Uma organização que valoriza a diversidade demonstra uma cultura aberta, progressista e interessada na igualdade, um valor muito alinhado com as gerações mais novas. Além disso, ter uma equipe diversa promove a retenção de talentos, uma vez que as pessoas colaboradoras se sentem mais engajadas e motivadas quando se veem representadas e têm suas vozes ouvidas.

Quer levar estas práticas para dentro da sua organização? Então fale com a Semente pelo [email protected].

Vemos alguns bonecos coloridos representando pessoas com setas que apontam um para os outros, representando um pouco da diversidade e da cooperação entre diferentes talentos dentro de uma organização.

Impulsionando a responsabilidade social corporativa geradora de impacto

A responsabilidade social corporativa está diretamente ligada à diversidade e desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades. Ao adotar práticas e políticas que valorizam a diversidade, as organizações não apenas contribuem para a construção de uma sociedade mais justa. Elas também fortalecem sua reputação e estabelecem uma vantagem competitiva sustentável.

Isso pode envolver, por exemplo:

  • A implementação de políticas de recrutamento
  • Seleção baseadas em análises sócio-históricas
  • O trabalho em cima de preconceitos e esteriótipos
  • Garantia de igualdade de acesso a cargos de liderança
  • Oportunidades de desenvolvimento

Do mesmo modo, ao estabelecer parcerias com fornecedores diversos, como empresas de propriedade de mulheres, minorias étnicas ou pessoas com deficiência, as organizações contribuem para a promoção da inclusão econômica e a redução das desigualdades.

Essas práticas também podem impulsionar a inovação, ao abrir portas para novas soluções e oportunidades de negócios.

Contudo, para um bom desempenho de ações ligadas à responsabilidade social corporativa, exige-se que exista internamente uma cultura organizacional que valorize a diversidade e inclusão na promoção de ecossistemas de inovação sustentáveis!

Isso envolve a adoção de políticas e práticas internas que respeitem e acolham as diferenças, estimulem o respeito mútuo e garantam um ambiente de trabalho seguro e livre de discriminação. Para tanto, é necessário fornecer treinamentos e programas sobre diversidade e sensibilização. Além disso, é fundamental incentivar o diálogo aberto e a troca de ideias entre as pessoas colaboram, entre outras ações.

Contribuindo para a prosperidade na vida das pessoas

Ao integrar a diversidade à sua estratégia de responsabilidade social corporativa, uma organização não apenas atende às expectativas da sociedade. Ela também promove uma cultura inclusiva! E isso fortalece sua reputação e gera um impacto positivo e valorização direta da vida de todas as pessoas envolvidas.

Em outras palavras: quando a diversidade é trabalhada para promover ecossistemas de inovação sustentáveis, aliado à responsabilidade social corporativa, as organizações se tornam agentes da transformação social, contribuindo para um mundo cada vez mais próspero!


A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. A empresa visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. A Semente acredita na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as suas frentes de atuação, busca promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Picture of Janderson Silva
Janderson Silva
Jornalista e mestre em comunicação. Comanda o Café com Conteúdo, informativo da Semente sobre inovação e empreendedorismo, e apresenta o Microclimas: criando atmosferas de inovação, podcast mensal da Semente Negócios. Atua nas áreas de marketing e marca da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relatório de Impacto 2ª edição

Conheça as histórias por trás dos 136 projetos executados pela Semente no ano de 2023!