O Start-Ed Lab é um programa de estímulo a startups educacionais para apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras acessíveis ao maior número possível de estudantes no Brasil. Após realizar a primeira edição em 2013, a Fundação Lemann buscava profissionais capazes de coordenar a execução do programa. As atividades exigiam conhecimento aplicado de metodologias inovadoras para gestão de startups, negócios tradicionais e um bom entendimento de negócios de impacto. Além de competências em facilitação de grupos, treinamento e acompanhamento de empreendedores.
A equipe da Semente aceitou o desafio e foi parceira da Fundação Lemann na organização e na curadoria dos encontros bem como no acompanhamento dos empreendedores durante o programa.
O projeto
Durante o StartEd Lab, os empreendedores e suas equipes avaliaram suas soluções e testaram suas hipóteses junto aos seus públicos-alvo. O objetivo era melhorar seus produtos e estruturar adequadamente suas operações.
A Semente coordenou o processo de co-criação e execução do Start-Ed Lab 2014 e 2015, que incluiu 6 workshops focados no desenvolvimento das startups participantes através da aplicação de metodologias de ponta. Também houve o acompanhamento das métricas de desempenho e reuniões de aconselhamento entre os encontros de aprendizagem.
Conheça algumas das empresas participantes da edição executada em parceria com a Semente.
Resultados do Start-Ed Lab
Foram 12 startups e 24 empreendedores impactados diretamente. Após o programa, duas das startups participantes receberam investimentos. No StartEd Lab, os empreendedores definiram o objetivo principal para ser alcançado dentro dos cinco meses de programa, como: lançar o produto no mercado, dobrar a receita da empresa ou receber o aporte de investimento.
Veja o depoimento de alguns participantes: