Quando vejo algum artigo ou reportagem sobre este assunto, fico pensando onde está a principal falha para que uma startup venha a quebrar. Mindset? Product Market Fit? Governança? Timing do mercado? Dinheiro?
Dentre vários motivos existentes e que são de conhecimento dos startupeiros e estartupeiras, e conhecedores do tema, tem um que é crucial e que, para mim, é o mais importante: o empreendedor ou a empreendedora.
Sim, o empreendedor ou empreendedora são os principais responsáveis pelo sucesso ou insucesso da startup.
E, para validar este meu sentimento, fui analisar se existe algum padrão nas startups de sucesso. Foi nesta busca que me deparei com a The Startup Curve do Paul Graham. De acordo com Paul Graham, toda startup de sucesso segue esse padrão.
Eles passam por algo que ele chama de “Trough of Sorrow”, onde as startups não sabem se todo o seu trabalho duro vai levá-los ao sonho que eles mesmos propuseram.
Nesta linha, segundo o autor, a maioria das startups falham no Trough of Sorrow, alguns pivotam e chegam a parte em que algo começa a funcionar e apenas alguns chegam ao Product Market Fit.
Product Market Fit?
O Product Market Fit é quando a Startup encontrou um produto que o mercado precisa, não só precisa, mas paga para usar. Sendo assim, após uma startup encontrar o Product Market Fit, ela cresce rapidamente e parece um sucesso instantâneo… é quando você vê um empresário na capa da sua revista favorita e parece que ele é um super herói.
A realidade é que a vida em uma startup não é fácil. Há uma tonelada de incertezas, desafios inesperados e uma pressão para se ter sucesso. E os grandes exemplos exponenciais não relatam a história por completo.
O que não aparece é que ninguém chega ao Product Market Fit sem antes passar pelo “Trough of Sorrow”.
Mas, então, o que diabos seria o Trough of Sorrow?
O Trough of Sorrow refere-se ao período de luta que uma startup enfrenta, desde a excitação para começar até o desafio de encontrar o mercado certo com o produto adequado, o product market fit.
Encontrar esse ajuste requer quantidades significativas de determinação e perseverança, até porque, o Trough of Sorrow é tão predominante que faz com que o caminho para o sucesso não seja uma curva crescente linear desde o início.
Na verdade, a maioria das startups falham porque desperdiçam tempo e dinheiro construindo algo que os clientes não precisam.
Isso porque grande parte dos empreendedores fazem o caminho inverso, começando já apresentando a solução, para em um segundo momento trabalhar para descobrir qual o problema do cliente que sua solução resolve.
Isso gera um enorme desgaste porque cada cliente tem um problema e cada problema tem uma solução, mas nem toda solução resolve um problema. Além disso, nem todo problema tem um cliente que se preocupa em resolvê-lo.
Lembra quando falei que pra mim o principal motivo para a quebra de uma startup é o empreendedor ou empreendedora? Explico.
É o empreendedor ou empreendedora, a pessoa que pode fazer as curvas necessárias para não deixar o negócio morrer, somente eles tem a capacidade e resiliência para superar as adversidades do mercado e colocar o negócio no rumo certo do crescimento.
Enfim, a lição que quero deixar é que toda startup que chega ao sucesso em algum momento passou pelo Trough of Sorrow e, além disso, conseguiu fazer o dever de casa e encontrar o famoso Product Market Fit.
Assim, passou a entregar exatamente aquilo que os clientes desejam e essas atividades só são possíveis com uma ação empreendedora.
Dica valiosa
Se você está nesta fase do Trough of Sorrow, fique tranquilo, você não é o único… respire, pare somente de olhar produto e volte umas casas, olhe bem para seu modelo de negócio, para qual oportunidade está depositando energia e para quem realmente quer vender sua solução. Quando vê você encontra aquela pivotagem que fará toda diferença em sua Startup.