Negócios acelerados
Antônio Pereira
Bora Lá Drive
É um aplicativo de transporte de pessoas e produtos. Oferece soluções na área de mobilidade urbana e de acesso aos mais variados espaços. Fomenta a circulação de pessoas e incentiva o Turismo no distrito de Antônio Pereira e região. O projeto é gerido por Gilberto Júnior.
Conviver - Centro de Convivência
É um centro de convivência que promove a saúde mental, o autocuidado e o acolhimento de pessoas da comunidade de Antônio Pereira. Utiliza métodos da psicologia, arteterapia e hortoterapia. O projeto é gerido por Ana Carla Cota.
Mercados Artesanais
Oferece soluções de mercado para artesãos que querem vender seus produtos no Brasil e para o exterior, por meio de um marketplace. Além disso, ao promover cursos de formação, o negócio visa se transformar em um canal multisserviços voltado para o setor artesanal. O projeto é gerido por Ludmila Martins.
MP Transformando Vidas
Em parceira com o Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos (RECICLOS-UFOP/CNPq), o MP Transformando Vidas pretende construir uma fábrica de materiais de construção civil, a partir do rejeito proveniente de barragem de minério, livres de qualquer toxicidade. Estão à frente do projeto Maria Aparecida Rosa de Amorim e Paulo Amorim; Maria Helena Rocha Ferreira e Paulo Tadeu.
Associação Artes, Mãos e Flores
Associação que transforma produtos que seriam descartados em novos objetos, mais econômicos e sustentáveis, contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais. Estão à frente do projeto Ana Maria Pereira Marques, Silvia Rodrigues, Kátia Aparecida, Silvia Santos, Nathalia Weber, Célia Antunes, Paula Dayana e Lorena Castro.
Engenheiro Correia
Águia Real Orgânicos
A partir do plantio orgânico de frutas, verduras e legumes, o negócio pretende impactar o mercado do distrito de Engenheiro Correia, prezando pela saúde e qualidade de vida da população local. O projeto é gerido por Fabiana Nogueira Braz.
Sensata Ville
O Centro de Apoio ao praticante de ciclismo de Engenheiro Nogueira, situado no percurso da Estrada Real (ER), visa atender ao público que gosta dessa atividade, oferecendo amplo apoio logístico. Além disso, o negócio pretende impactar positivamente a economia da região, fomentando o ecoturismo e a circulação de pessoas. O projeto é gerido por Jordane Acácio dos Santos.
Santa Bárbara
Brumal Tecendo Horizontes
Visando fomentar o mercado local e o Turismo no município de Santa Bárbara e região, a Brumal Tecendo Horizontes atua com a produção de objetos artesanais como crochê, costura e bordado, a partir de insumos orgânicos e recicláveis. A associação também atua com a formação de artesãs. Estão à frente do projeto Dilce Mendes, Maria Geralda Pereira, Emiliane Nogueira, Adelaine Santos, Maria Anastácia Néri, Geralda Braga, Silvana Crisóstomo, Maria de Lurdes Souza, Angela Silva, Alexandra Silva, Lislene Maia e Cássia Neves.
Caminhos do Imperador
Startup criada para desenvolver uma rota de turismo cultural, baseada na agricultura familiar, artesanato, gastronomia e natureza, cujos destinos são as regiões de Santa Bárbara e Barão de Cocais. Estão à frente do projeto Márcio Henrique Mól Gonçalves, Arine Melo, Gabriel Caram e Bárbara Mól.
Itabirito
Leonel Pastel de Angú
É uma iniciativa da Associação de Moradores do bairro Praia, localizada em Itabirito. A proposta é a de consolidar o pastel de Angu como patrimônio imaterial da cidade, o que geraria impactos econômicos e culturais. Estão à frente do projeto Nair da Glória Leonel, Cláudia Leonel, Sandra Luisa Lodi Souza e Ewerton Luiz Paranhos.
A Casa do Equilíbrio
Coworking para profissionais que atuam com Terapias Integrativas. Oferece uma estrutura com ferramentas que facilitam a organização dos atendimentos, de forma colaborativa, da população de Itabirito e região. O projeto é gerido por Bárbara Melo.
Caminho de Mesa
Visa fazer a divulgação de pequenos negócios, seja um restaurante ou um ponto cultural, bem como de produtos locais da cidade de Itabirito e região. A ideia é gerar impactos no turismo e, consequentemente, na economia. Estão à frente do projeto Milsane de Paula e Gustavo Bouzas.
ColabLab
Plataforma de aprendizagem colaborativa que visa disponibilizar kits de ciência para estudantes, bem como o acesso remoto dos professores aos resultados dos experimentos. Estão à frente do projeto Thiago Henrique Braga, Alfredo Luis M. L. Mateus, Anísio Rogério Braga e Antônio Matheus Silva.
SoluPlast
É uma iniciativa que tem como princípio a reciclagem de plástico. Com isso, é possível gerar receita e empregos na cidade de Itabirito e região, além de contribuir para uma melhor gestão de resíduos descartados em prol da sustentabilidade. O projeto é gerido por Samarone Nunes.
Florada da Paz
Empresa de produtos apícolas, principalmente mel e própolis, que comercializa a produção de 12 apicultores parceiros da região de Itabirito. Promove a saúde e o bem-estar por meio de produtos naturais e de qualidade. Estão à frente do projeto Ricardo Lopes Caldas Moura e Fernanda Bernardes de Almeida.
GreenGás
A GreenGás desenvolve sistemas simplificados e de baixo custo que transformam resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante, fontes de energia renovável. Assim, a empresa contribui para promoção da sustentabilidade e gestão de resíduos. Estão à frente do projeto Aline Paranhos, Isabela de Sousa, Felippe Nonato, Mário Quintaes, Yasmim da Fonseca e Oscar Adarme.
Memória de Agulha
É um ateliê/loja de artes têxteis que funciona como uma incubadora de artesãs, com o objetivo de gerar renda e promover o desenvolvimento sociocultural para mulheres da cidade de Itabirito e região. Presencialmente ou a distância, as artesãs gerenciam todo o processo produtivo, além de ofertarem cursos. Estão à frente do projeto Vânia Carvalho, Juliana Marques, Sophia Marques, Ivanilde Carvalho, Júlia Oliveira, Leonia Maciel e Regina Araújo.
Partum
É um aplicativo que visa unir empresas que querem trabalhar com delivery a pessoas que já atuam ou desejam atuar nessa área. Sempre prezando pela versatilidade, comodidade e segurança de trabalhadores e clientes. Estão à frente do projeto Matheus Araújo, Yasmin Silva e Hudson Silva.
TC Idiomas
Visando o empoderamento, o aumento do nível educacional, empregabilidade, socialização, ascensão social, entre outros resultados, a TC Idiomas trabalha oferecendo aulas de inglês on-line. Estão à frente do projeto Tiago Carvalho, Cecilia Neves e Laura Mendanha.
Barão de Cocais
Tia Rita
É uma empresa alimentícia que tem como propósito manter viva a tradição da goiabada cascão, patrimônio cultural imaterial de Barão de Cocais. Além disso, visa estimular a agricultura familiar e o comércio local, gerando impactos sociais e econômicos de forma direta. Estão à frente do projeto Maria Rita de Alcântara Martins e Iara Alcântara Martins.
Aroeira Apicultores Associados
É uma cooperativa que trabalha em prol do mel que é produzido por apicultores da cidade de Barão de Cocais e região, e da proteção das abelhas, ação que contribui para a manutenção da natureza. Além disso, a empresa visa facilitar o acesso dos produtores aos órgão técnicos e a ampliação do público consumidor. Estão à frente do projeto Diana Gonçalves de Souza, André Eugênio Furtado Campos, Geraldo Magela de Souza, Paulo Agra, Hélio Martins Soares e Marcelo Costa.
Charcutaria Brutus
É uma pequena fábrica de linguiças e defumados artesanais de Barão de Cocais. Com o propósito de transformação da carne em arte, a empresa visa incentivar a cultura gastronômica na região e desenvolver a economia local. Além disso, sua comunidade de charcuteiros e charcuteiras aprende de forma prática diversas técnicas em cursos oferecidos pela Brutus. O projeto é gerido por Cristina Pereira.
Fe.Mina
É uma empresa de consultoria estratégica, que visa promover a equidade de gênero e a inclusão feminina no mercado de trabalho. Para isso, atua com ações de empregabilidade, educação e inclusão nas organizações. Aline Félix está à frente do projeto.
Invista-se Confecções
A Invista-se Confecções oferece soluções para pequenas e médias empresas, que desejam fortalecer suas marcas ao instituir o uso de uniformes por parte de seus colaboradores. Com isso, cria-se um sentimento de pertencimento, organização geral e de credibilidade. O projeto é gerido por Letícia Lima.
Mais Trilhas Aventuras
Empresa com foco no turismo de aventura, que visa criar um espaço com a infraestrutura necessária para a prática de ciclismo guiado em Barão de Cocais. O projeto tem como propósito aumentar a atividade turística na cidade, a preservação e o monitoramento ambiental, bem como o crescimento da economia local. Estão à frente do projeto Christian Westgeest e Fabiano Guedes.
IN.TER.VIR
Empresa que oferece tratamento multiprofissional e capacitação para crianças com autismo. Tem como objetivo gerar mais autonomia, por meio de práticas de acolhimento, socialização e cuidado integral do indivíduo em ambiente social e familiar. O projeto é gerido por Luana Debortoli.
Projeto Caminhos da Roça
É uma propriedade produtora, 100% auto sustentável, de frutas, verduras e legumes orgânicos. Oferece experiência de turismo rural e visitas agropedagógicas para pessoas interessadas nesse tipo de atividade. O projeto é gerido por Mirtes Fonseca.
Santiago – Produtos Caseiros, Sabores entre Serras
Oferece produtos locais, de amplo valor cultural, feitos de forma artesanal por produtores da região de Barão de Cocais. Tem como objetivo fomentar novos mercados para a agricultura familiar, qualidade de vida e o bem-estar social. O projeto é gerido por Santiago Souza.
Social Way – Mediação Inteligente
É uma empresa de criação de conteúdo institucional. O foco é gerar engajamento social e digital das ações elaboradas para o público da cidade de Barão de Cocais e região, a partir de um atendimento profissional. O projeto é gerido por Renato Diniz.
Reajuste
É uma plataforma de bem-estar, inovação, saúde, inclusão e conexão entre mulheres e empresas que buscam potencializar o autoconhecimento, o protagonismo feminino e a igualdade de gênero. Comandando por Carolina Bezerra, a Reajuste oferece produtos e serviços ligados à jornadas terapêuticas e da exploração de si.
Macacos
Agroecológicos Zé Miúdo
Rede que ajuda produtores e consumidores interessados no tema da educação saudável e das boas práticas de produção agroecológicas. O negócio visa ainda fomentar a comercialização desses produtos, impactando a economia de Macacos e região. Estão à frente do projeto Vanice dos Santos, Gustavo de Souza, Sebastião de Souza e José dos Santos.
MTB Trail
Negócio de aluguel de Mountain bike elétrica, focado no turismo de aventura. A ideia é proporcionar passeios ecológicos, com ou sem guias locais, contribuindo para uma Macacos mais próspera e turística. Estão à frente do projeto Angela Mara Borges e Antonio Cesar Ribeiro de Oliveira.
Bordô
Negócio social e criativo, que visa valorizar a ancestralidade do bordado livre. A Bordô oferece cursos presencial e on-line, focados na prática, promovendo a cultura, além de ser uma oportunidade de renda para as mulheres de Sebastião das Águas Claras (Macacos) e região. Estão à frente do projeto Tatiana Santana da Silva e Thiago Simões Braga.
Curumim Orgânico
É uma empresa de produção artesanal de adubos, defensivos e fertilizantes naturais. Tem como propósito desenvolver soluções de economia sustentável para a destinação correta de resíduos orgânicos, estimulando a consciência ambiental. Também promove oficinas. Estão à frente do projeto Thomas Duarte e Matheus Romualdo.
Guia Sou Gerais
Guia turístico on-line, que mostra pontos de visitação, restaurantes, pousadas etc., disponíveis nas regiões de Macacos, Rio Acima, Brumadinho, Santo Antônio do Leite, Casa Branca e Nova Lima. Tem como propósito dar visibilidade a pequenos negócios, contribuindo para o crescimento econômico sustentável. Estão à frente do projeto José Carlos Costa e Carla Janaína.
Instituto Bacia Viva
Tem como principal objetivo fazer a revitalização das águas de bacias hidrográficas, sobretudo o Córrego Fundo, em Macacos, por meio da tecnologia de biorremediação. Estão à frente do projeto Flávio Passos, Rafael Magalhães e Eduardo Vieira.
Núcleo Esporte Terapia
Empresa que tem como objetivo proporcionar a prática de esporte e lazer a Pessoas com Deficiência (PCD), contribuindo para a saúde física e mental desse público. Estão à frente do projeto Guilherme Camara, Andrea Rates e Rodrigo Rates.
Macacos Recicla
A empresa visa solucionar o problema da falta da coleta seletiva e compostagem de resíduos orgânicos na cidade de Macacos e região. Tem como propósito gerenciar de forma ambientalmente correta esses materiais, visando garantir qualidade de vida para a população. Estão à frente do projeto Igor Santiago, Leonardo da Cunha e Ramon Silva.
Mendja
É um espaço para experiências ligadas ao Mendja, o Buda da Medicina. Visando a saúde, o bem-estar social e a harmonia ambiental das pessoas, o projeto conta com uma equipe experiente em Saúde Integrativa. Estão à frente do projeto Acely Hovelacque, Fernando Cançado, Pedro Homem Junior e Felipe França.
Gongolo Agroecológico
O empreendimento visa resolver o problema da má destinação dos resíduos verdes na cidade de Macacos e região. Tem como propósito promover a gestão correta desses materiais, além de oferecer consultorias para produção de compostos e trituração de materiais. Estão à frente do projeto Raphael Guimarães Bonzi, Diniz Agostinho Bonzi e Thiago Guimarães Mozar Bonzi.