Venture Builder da Semente: o que é e por que fazer parte?

Sumário

Iniciativas inovadoras que desejam gerar impacto não se fazem isoladamente. E nisso consiste o principal preceito da Venture Builder da Semente: atuar de forma sistemática no desenvolvimento de startups e outros negócios de base tecnológica.

Mas como exatamente esse tipo de organização funciona? Quais são os benefícios existentes para startups fazerem parte desse novo negócio? E principalmente: por que investir nesse modelo? É o que você confere lendo este conteúdo!

Venture Builder: o que é

No mundo das startups, Venture Builders (ou VB) são organizações que selecionam empresas, independentemente da sua maturidade enquanto negócio, e oferecem uma rede de conhecimento, recursos e conexões altamente qualificadas, visando um desenvolvimento mais veloz. Ou seja, são organizações especializadas em construir, desenvolver e escalar outras empresas de base inovadora e tecnológica, assim como as pessoas empreendedoras por trás desses negócios.

Mais do que aportes financeiros, para tirar uma ideia do papel ou impulsionar e desenvolver um negócio inovador, pessoas empreendedoras precisam contar com uma rede de profissionais experientes: apoio especializado, fiscal e contábil. Além disso, há toda uma estrutura em marketing e a conexão com um ecossistema de empresas corporativas, que apoiam e impulsionam soluções inovadoras, através de interações reais e de mercado para testes e validação ou escala dos modelos de negócio.

De acordo com dados do Venture Capital Bulletin, só nos dois primeiros meses de 2022, mais de 1,3 bilhão de dólares foram investidos em startups no Brasil. O volume investido nesse mesmo período apresentou um aumento de 35% em relação ao ano anterior. Esses dados mostram que o ecossistema de investimento e apoio à negócios, mais do que nunca, encontra um terreno fértil no mundo hoje.

Como funciona uma venture builder?

O objetivo de uma venture builder é bastante claro: promover startups direcionando-as estrategicamente no mercado. Por isso, o trabalho de uma venture builder é desenhado sob medida para cada startup. Em alguns casos, são estruturados encontros constantes, enquanto, em outros, estes encontros acontecem somente mediante solicitações das empresas envolvidas.

Dentre as atividades que a Semente realiza com parte das startups do nosso portfólio, estão:

  • Encontros de alinhamento estratégico, disponibilizando nossos clientes corporativos para pilotos e Provas de Conceito (POCs)
  • Acesso às aulas dos programas de aceleração que a Semente toca em todo Brasil
  • Lives e eventos
  • Mentorias específicas com membros da nossa rede
  • Espaços de coworking e Hubs nas cidades onde atuamos
  • Descontos para utilização de ferramentas parceiras da Semente
  • Apoio para estruturação de rodadas de captação de investimentos (pré-seed, seed, séries A/B/C)

Além disso, adaptamos o acompanhamento conforme a realidade de cada negócio. Com o auxílio da metodologia do Caminho Empreendedor, temos um fio condutor que direciona o rumo das ações, sempre dando muita atenção às necessidades específicas de cada negócio, de forma a padronizar a sua respectiva aceleração/modelagem.

Vemos um time de pessoas reunidas no processo de acompanhamento Premium da Venture Builder da Semente.

Principais características de uma venture builder

Importante modelo de fomento à inovação, as venture builders contam com características bem próprias. E isso se dá justamente por serem organizações que desenvolvem startups – o que marca, já num primeiro momento, as diferenças em relação à gestão.

Do mesmo modo, elas costumam oferecer recursos intelectuais e operacionais às startups de seu portfólio, compartilhando seus modelos mentais e metodologias, por exemplo. Além disso, as venture builders atuam nas mais diferentes esferas das startups de seus portfólios. Seja auxiliando no desenvolvimento de seus modelos de negócio, ou em áreas específicas como o jurídico e o branding.
Para tanto, elas compartilham também de sua rede de networking, fortalecendo todo um ecossistema.

Por fim, por atuarem junto a negócios de base tecnológica, as venture builders estão sempre em busca de inovar, propondo e construindo soluções de impacto.

A diferença entre uma venture builder e um programa de aceleração tradicional

Atualmente, a Semente acelera aproximadamente mil startups em todo o Brasil, por meio de programas de aceleração que são patrocinados por diversas empresas, institutos de inovação, serviços sociais autônomos (como o Sebrae) e órgãos governamentais.

Nesses casos, buscamos desenvolver os negócios por meio de workshops, ferramentas e metodologias que agregam valor aos empreendedores e empreendedoras. Mas, acima de tudo, pretendemos com isso, desenvolver e incentivar o ecossistema de startups presentes na região específica que rodamos o programa.

Já quando o assunto se volta para uma venture builder, a forma de aporte de recursos (físicos, intelectuais, financeiros, parcerias, networking e de apoio das áreas fundamentais) são desenhados para as especificidades de cada startup. Por isso, no nosso caso, é comum utilizarmos Acompanhamento Premium para denominar o processo da venture builder.

Isso porque as startups receberão atenção constante de uma equipe dedicada a seus negócios – já que ambos estão intimamente ligados ao gerenciamento operacional, além de uma série de benefícios.

Como a venture builder da Semente atua?

Nossa venture builder disponibiliza a estrutura da Semente para as startups. Ou seja, nossas conexões no ecossistema e, como principal fonte de conhecimento, o Caminho Empreendedor – metodologia criada, atualizada constantemente e patenteada pela Semente.

O Caminho Empreendedor é uma abordagem aplicada ao mercado e focada em ações práticas para potencializar negócios inovadores e as pessoas por trás dessas iniciativas. O método está baseado na nossa experiência de uma década de trabalho junto a mais de 30 mil empreendedores e empreendedoras ao redor do Brasil e do mundo.

Alinhado com o nosso propósito enquanto organização, buscamos desenvolver a inovação que valoriza a vida. Para ampliar essa atuação e buscar consolidar cada vez mais esse propósito no ecossistema, nossa venture builder apoia negócios de impacto social e com base tecnológica.

Em troca, a venture builder da Semente recebe uma participação dessas empresas. Isso significa que o valor gerado por elas também gera valor para a Semente.

A Venture Builder da Semente atua de diversas formas com as pessoas empreendedoras das startups investidas em nosso portfólio. Dependendo da maturidade da startup, direcionamos esforços enquanto equipe para seus desafios mais latentes. Para isso, utilizamos o Caminho Empreendedor como fio condutor metodológico para aceleração do modelo, testando e validando palpites, ou fortes indícios que nos levem estrategicamente ao sucesso. 

Com o acompanhamento personalizado, conseguimos incidir sobre os principais desafios da startup:

  • A conexão com grandes empresas corporativas para realização de POCs e Pilotos
  • Com outros negócios inovadores que se demonstrem prósperos e estão ativos nos programas de aceleração da Semente em todo território nacional
  • O desenho de visão de crescimento estratégico
  • A estruturação de rodadas de investimento, entre outras necessidades das pessoas empreendedoras e do modelo de negócio investido
Vemos três pessoas empreendedoras reunias à mesa. Juntas, elas discutem ações em torno de seus negócios.

Imagem para texto: venture builder da Semente.

Conheça três startups participantes

Têssa

Estimular a construção de redes de confiança – esse é o principal objetivo da Têssa. Com isso em mente, as empreendedoras envolvidas no projeto criaram a BIJU: uma tecnologia de segurança em formato de pingente, que contém um botão de emergência, e se conecta via bluetooth a um aplicativo de celular. Assim, portanto o acessório, sempre que precisar, é possível acionar a sua Rede de Confiança de forma rápida e discreta. Essa rede é formada por até 5 pessoas que serão avisadas quando a BIJU for acionada.

Cooltivando

A Cooltivando é uma startup de tecnologia digital cujo foco está na facilitação e na “desburocratização” envolvendo pequenos e médios negócios. A empresa visa fomentar o desenvolvimento econômico de pequenas e médias agroindústrias familiares, por meio da legalização de produtos de origem animal, partindo de uma metodologia própria. Dessa forma, a Cooltivando obtém melhorias dos ambientes de negócios locais, dando celeridade aos processos e gerando impacto em seus faturamentos.

BioDos

A BioDos nasceu da necessidade de medir a Radiação Ultravioleta de uma forma rápida, eficiente e precisa. Depois de anos de desenvolvimento e teste de sensores e filtros, a empresa desenvolveu um equipamento que reune as medições de todas as faixas de radiação. Com isso, a startup pretende oferecer serviços de RPD, fotoproteção, bem como uma estacão de coleta de dados de radiação ultravioleta.

Manifesto Semente

A Semente acredita em modelos de negócio que, independente da maturidade e contexto, são capazes de se sustentar e gerar impacto social positivo, aliado ao poder da tecnologia, para construir produtos e serviços que sejam escaláveis. Dessa forma, entendemos a inovação como soluções de mercado para problemas reais em altos níveis de incerteza. Aprendemos sempre para construirmos juntos formas genuínas de valorizar a vida. Do mesmo modo, apostamos na inovação como ferramenta para geração de prosperidade.

Saiba mais sobre o que a Venture Builder da Semente pode oferecer!

Empresa de educação empreendedora, a Semente atua  alavancando o surgimento e o desenvolvimento de novos negócios e potencializando a inovação em organizações estabelecidas. Dentro desse contexto, fica claro o nosso propósito de, a partir da busca de gerar prosperidade por meio da inovação, apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores desde os estágios iniciais faz-se necessário.

Picture of pedro
pedro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *