Startups e corporações: conheça as vantagens desta conexão

Sumário

Startups e corporações podem estreitar relações e gerar negócios promissores, garantindo, assim, vantagens competitivas. Mas como toda negociação, alguns pontos merecem atenção, a fim de definir os interesses de ambas as partes e alinhar ações voltadas para resultados que reflitam positivamente no mercado.

As startups representam modernidade no mercado, e essa tendência potencializa a concretização de novas (e boas) oportunidades. Isso porque as startups buscam lançar no mercado produtos e serviços que são desenvolvidos em um contexto com certo grau de incerteza. 

A partir do desenvolvimento de um MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável), é possível reduzir as incertezas que incidem sobre determinado mercado. Mas como isso acontece? A partir de validações com alta interação com o cliente, a fim de fornecer uma solução que se adeque melhor ao setor.

Do mesmo modo, como compreender os principais pontos envolvendo a conexão com startups? Como você pode aprofundar seus conhecimentos a respeito, bem como visualizar suas vantagens? É o que você confere neste texto.

Alguns cuidados ao conectar startups e corporações

Trabalhar com startups pode ser bastante promissor. Não apenas quando o assunto são os ganhos financeiros, mas principalmente para a cultura organizacional, a partir da implementação de novos negócios. Neste ponto, é importante lembrar que a maturidade das startups pode variar de soluções iniciais até as mais robustas, que já estão sendo escalonadas.

Por isso, o ideal é que a empresa ajuste a expectativa com a maturidade do negócio: se a corporação precisa de uma solução ágil, possivelmente deverá focar em startups mais maduras. Se a solução exigir alto grau de customização, o adequado são as startups mais iniciais, geralmente mais abertas para modificações em seu produto.

Portfólio de clientes e a relação com os consumidores

Uma das questões que devem ser avaliadas em uma startup é o portfólio de clientes e a relação com os consumidores. Além disso, ter feito transações com outras empresas já consolidadas no mercado pode indicar um certo nível de maturidade. Com isso, há uma maior transmissão de confiança aos gestores que avaliam soluções para as demandas de suas corporações.

Atuação de mercado

Outro fator importante é a atuação no mercado da corporação. É interessante fazer a pergunta: esta startup é do mesmo ramo de atuação? Se não for, é possível adequar sua solução para o ramo da corporação em questão? Essas informações influenciam na qualidade da solução oferecida, tendo em vista que a atuação em mercados definidos acarreta em mais experiência na resolução de problemas.

Além disso, é importante reconhecer que algumas startups estão em processo de amadurecimento. Portanto, elas não têm os mesmos recursos que grandes empresas como fábricas de software e consultorias, por exemplo. Isso não quer dizer que a qualidade na prestação do serviço será baixa, mas que é preciso ponderar e flexibilizar as condições no momento de negociação.

Quais são os ganhos da conexão com startups?

Reunião de equipe de trabalho. colaboradores sentados ao redor de uma mesa discutindo estratégias. (imagem ilustrativa). Texto: startups e corporações.

Ao se conectar com corporações, as startups podem receber grandes benefícios, desde o feedback sobre seu modelo de negócio até o fechamento de contrato para prestação de serviços. Além disso, há a possibilidade de ampliação do networking, gerando contatos que possam garantir novos clientes e escalabilidade.

É importante salientar a atenção especial que as startups devem ter ao expor suas soluções. Isso porque as soluções precisam ser objetivas e bem propositivas, evidenciando a relevância no mercado. Para isso, é bom realizar pitchs adequados para diversas ocasiões, deixando demarcados os pontos que irão interessar às corporações.

Desse modo, as soluções devem estar totalmente alinhadas às necessidades das empresas e ser comunicadas de forma a evidenciar toda a qualidade que a startup pode oferecer. Esse é o momento também de expor limitações que possam ocorrer, a fim de evitar expectativas que não serão atendidas e divergências que podem dificultar possíveis negociações.

Além disso, é interessante estar atento aos processos de inovação junto a institutos, governos e empresas. Pois, além de possibilitar oportunidades de negócios, essa é uma chance de acompanhar o que o mercado está demandando, proporcionando à startup o desenvolvimento de soluções cada vez mais inovadoras e certeiras.

Do ponto de vista das grandes corporações, o relacionamento com startups pode promover inovação, eficácia e eficiência nos processos organizacionais. As startups estão em constante atualização de recursos podendo, assim, oferecer o que há de mais atual no mercado. Esses fatores proporcionam boa colocação da corporação frente a seus concorrentes e, consequentemente, bons ganhos financeiros.

Outro ponto de destaque é a adaptação e flexibilização de alguns produtos e serviços oferecidos por startups. Ou seja, é possível adequar esses pontos de acordo com as necessidades das empresas, focando no atendimento de demandas que estejam merecendo mais atenção.

Startups e corporações: um casamento que dá certo!

Como foi possível observar, a conexão entre startups e corporações pode trazer ganhos para ambos os lados. Para isso, é importante acompanhar as ponderações que nós destacamos. As chances de os negócios serem vantajosos e garantirem bons rendimentos são grandes.

E lembre-se que, de forma geral, as startups devem estar atentas às novas oportunidades e enxergar o que as corporações estão necessitando, a fim de atender demandas já existentes ou lançar produtos e serviços inovadores. Dessa forma, elas conseguem estar bem posicionadas no mercado e conquistar novos clientes. Ao mesmo tempo, devem sempre esclarecer suas limitações e, principalmente, evidenciar sua proposta de valor por meio de suas soluções.

Já as corporações devem estar atentas ao grau de maturidade das startups, reconhecer suas limitações e trazer de forma concisa quais são as demandas. Só assim é possível alinhar os problemas às soluções.

Vemos duas pessoas conversando em um escritório. Sobre a mesa vemos dois computadores (imagem ilustrativa). Texto: startups e corporações.

Como a Semente atua no processo de conexão com startups

Com a linha de serviço de Inovação Corporativa, a Semente Negócios vem atuando justamente nesse contexto: na conexão entre corporações e startups por meio de metodologias próprias. Desse modo, empresas que queiram integrar a inovação em seu processo produtivo, seja na resolução de desafios tecnológicos e/ou na sua cultura organizacional, encontram essas soluções na Semente.

Os apontamentos que apresentamos fazem parte do que observamos em nosso dia a dia de conexão entre startups e corporações, e na implementação de processos de inovação. Como resultado desse processo, somamos os nosso conhecimentos aos do Instituto Hélice e criamos o Fast-track, um curso em que você poderá aprender as melhores estratégias, boas práticas e a como solucionar principais desafios da conexão entre empresas e startups.

Conheça o Fast-track!

Com professores referência em Inovação Corporativa, o curso 100% online oferece um ferramental completo para que você e a sua empresa entendam de uma vez por todas as vantagens e os benefícios da conexão entre empresas e startups.

Banner sobre o Fast-track, um curso que vai te fazer entender de forma prática como empresas e startups se conectam para potencializar resultados. Acesse!

O Fast-track é composto por quatro módulos, cuja curva de aprendizado passará pela introdução de conceitos que envolvem a conexão com startups; as definições estratégicas para a construção e acompanhamento dessa conexão, além de um módulo de execução.

Com um amplo material de apoio para acelerar o aprendizado, quem se inscrever no curso tem acesso a toda uma bagagem teórica e prática que amparam a construção de uma estratégica, bem como às melhores dicas envolvendo os projetos executados pela Semente e pelo Instituto Hélice.

Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relatório de Impacto 2ª edição

Conheça as histórias por trás dos 136 projetos executados pela Semente no ano de 2023!