Relatório de impacto da Semente: resultados da nossa atuação em inovação

Sumário

Em 2023, a Semente realizou um marco importante: lançou o seu primeiro relatório de impacto. Neste artigo, sintetizamos o que está publicado por lá.

Aqui, você confere:

  • Os principais resultados contidos no relatório
  • Como geramos impacto hoje e fazemos a mensuração dos nossos resultados
  • Um panorama geral do material e dos projetos envolvidos

A publicação de impacto da Semente consiste na reunião dos resultados envolvendo 58 projetos executados junto a 29 clientes no último ano. Entre eles estão empresas e organizações, como a ADE SAMPA, Base27, Mercur, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), entre outras.

Clique na imagem abaixo para acessar o relatório na íntegra agora mesmo!

Baixe o relatório de impacto da Semente pelo link https://conteudo.sementenegocios.com.br/publicacao-de-impacto-2022

Resultados do relatório de impacto em grandes números

Um relatório de impacto, também conhecido como relatório de sustentabilidade ou relatório de responsabilidade corporativa, é um documento que uma organização ou empresa produz para comunicar suas ações, políticas e resultados relacionados a questões ambientais, sociais e de governança (ESG), por exemplo.

Este relatório detalha como a organização está gerenciando e mitigando seu impacto negativo no meio ambiente, em sua comunidade e em suas partes interessadas. Ao mesmo tempo, ele que busca oportunizar e criar valor para as ações e atividades de empresas e organizações.

Em 2022, a Semente executou 58 projetos juntos a 29 clientes. Como resultado, 3.166 pessoas empreendedoras foram impactadas, representando 2.330 negócios atingidos. Foram mais de 150 cidades por onde a Semente passou, espalhadas em quase todos os estados brasileiros.

Desse número:

  • 76% das pessoas ampliaram seus conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras
  • 40,3%, considerando os negócios, evoluíram de estágio de maturidade em nossas metodologias 

Estes números demonstram o avanço de competências empreendedoras que a Semente trabalha para desenvolver em pessoas e organizações. Essa é uma das formas pelas quais a Semente vem contribuindo para o bem-estar social de pessoas, ajudando a gerar impacto positivo e buscando valorizar a vida de forma ampla.

Além disso, com os projetos de 2022, a Semente foi capaz de contribuir diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, nas seguintes esferas:

4. Educação de qualidade
5. Igualdade de gênero
8. Trabalho decente e crescimento econômico
10. Redução das desigualdades
17. Parcerias e meios de implementação

Do mesmo modo, foi possível contribuir indiretamente com outros Objetivos, por meio dos negócios de impacto que apoiamos: erradicar a pobreza, acabar com a fome, vida saudável, água e saneamento, inovação e infraestrutura, cidades e comunidades sustentáveis e produção e consumo sustentáveis.

A geração de impacto positivo na Semente hoje

A Semente está pronta para trabalhar e promover a inovação que valoriza a vida. Essa abordagem coloca a vida no centro do processo de inovação, junto a pessoas e organizações interessadas. Dessa forma, a Semente ajuda a criar soluções que não apenas atendem às necessidades e desejos do consumidor, mas levam em consideração o impacto social e ambiental de suas atividades.

Por exemplo, recentemente, a Semente se juntou ao iFood na execução do Chega Junto, uma iniciativa voltada à valorização e respeito de entregadores e entregadoras em todo o Brasil. O Fundo irá disponibilizar o valor de R$ 1 milhão para realização e apoio de até 25 iniciativas que atuem em 3 eixos:

  • Educação e oportunidades
  • Respeito, orgulho e autoestima
  • Bem-estar , saúde e segurança

Do mesmo modo, a Natura se juntou mais uma vez com a Semente na execução do projeto Gerações. Com execução em 3 fases (Preparação, Descoberta e Evolução), o projeto tem por objetivo o desenho e teste, junto a uma Célula de Design Geração Z, de uma nova jornada de venda por relação da Natura. São os valores Natura cada vez mais conectados às novas gerações.

Há muito a ser feito e a Semente sabe e aceita o desafio de continuar valorizando a vida e contribuindo para que pessoas e organizações sigam inovando. Vem com a Semente por um mundo melhor, mais justo e sustentável.

Fale com a Semente pelo [email protected].

Gerar impacto é valorizar a vida

O relatório de impacto da Semente documenta, dimensiona, mensura e reporta os resultados das ações e atividades de inovação em que atuamos. Além disso, coloca em evidência os problemas urgentes que hoje a Semente busca solucionar com seus serviços e produtos.

Isso dá forma à geração de impacto positivo, tão cara ao propósito da organização de gerar prosperidade por meio da inovação.

Este tipo de inovação, praticada com pioneirismo pela Semente, se preocupa com as ações de impacto socioambiental. Ou seja, as alterações das propriedades do meio-ambiente, resultantes de atividades humanas e corporativas, que afetam a saúde, a segurança, o bem-estar social e econômico das populações e gerações futuras.

Tal problemática passa por diversas questões, por exemplo:

  • Erradicação da pobreza
  • Redução da desigualdade social e de gênero
  • Crescimento econômico ligado à inovação, indústria e infraestrutura
  • Produção responsável
  • Promoção da saúde e do bem-estar coletivo, entre outras.

A Semente, então, trabalha na resolução desses problemas por meio de ferramentas do empreendedorismo inovador, auxiliando com soluções ligadas à geração de impacto socioambiental, que coloca em movimento diferentes engrenagens que compõem o mundo.

O ponto de convergência está em melhorar a vida de todas as pessoas envolvidas nesse processo. De pessoas empreendedoras de impacto até aquelas envolvidas em grandes organizações. Isso é o que nos move!

Como mensuramos as nossas realizações?

Para realizar tanto a Mensuração quanto a Avaliação de impacto da Semente, ou seja, para tangibilizar e metrificar a real transformação que programas e projetos geraram nos públicos atendidos, conta com o auxílio de uma série de instrumentos de coleta de dados.

Estes instrumentos consistem em questionários, preenchidos virtualmente por pessoas empreendedoras, e ferramentas internas, majoritariamente em dois momentos: logo no início e após o término da execução de projetos e programas.

Os dados coletados previamente às intervenções não só permitem gerar insumos sobre o perfil do público impactado e seus principais desafios, apoiando no desenho de jornadas personalizadas, como são utilizados para a medição de alguns dos indicadores de impacto, e como um marco zero para a mensuração de muitos outros.

Como resultado, através da consolidação de todos os dados coletados e da comparação dos resultados obtidos em diferentes momentos de programas e projetos é que a Semente estabelece uma visão da evolução de pessoas, negócios, organizações e ecossistemas de inovação.

E você pode conferir isso na prática baixando o relatório de impacto da Semente!

Tudo funciona para reafirmar o compromisso da Semente com a inovação que valoriza a vida, tendo a geração de impacto socioambiental positivo como um conjunto de ações e de informações concretas sobre as realidades existentes.

Esse é o modo que a Semente atua – e as organizações precisam olhar para o quanto elas têm contribuindo positiva e negativamente com a sociedade. Medimos para transformar! E a Semente reconhece a importância desse processo, com a clareza de que o que há de mais potente não está nos números e, sim, nas pessoas.

Esfera de inovação da Semente

Nossa trajetória de mais de 12 anos distribuindo capacidade de inovação no Brasil nos ensinou que existem elementos essenciais no desenvolvimento de processos inovadores de peso.

O nosso principal processo consiste numa Esfera de Inovação que relaciona:

  1. Pessoas com mais liberdade e capacidade para inovar com propósito
  2. Organizações que inovam para gerar valor compartilhado
  3. O estabelecimento de ecossistemas de inovação prósperos

Não é possível saber onde uma esfera começa ou termina, certo? Essa é a mesma lógica por trás da forma como a Semente promove a inovação que valoriza a vida, tendo a prosperidade como principal resultado.

Para nós, essas ambições e formas de atuar com a inovação não estão desassociadas.

E apesar de descritas numa sequência, elas não devem ser hierarquizadas, pois são interdependentes. O desenvolvimento de uma necessariamente está alinhado ao da outra.

Representação da Esfera de Impacto da Semente, onde é possível ver os três processos que constituem o percurso pelo qual a Semente promove a inovação que valoriza a vida. Saiba mais baixando o nosso relatório de impacto!

A Semente tem como diferencial a base metodológica aliada à prática. Somos mão na massa com consistência.

Quer saber mais sobre a Esfera de Inovação da Semente? Então baixe o nosso relatório de impacto!

Panorama do relatório: o impacto da Semente nos projetos

Desenvolvimento de pessoas

A Semente age em função de como o processo de inovação pode melhorar a vida das pessoas. Para isso, elas precisam ter mais liberdade unida à capabilidade para inovar com propósito.

A liberdade como elemento que as pessoas possuem de fato, cria as condições, oportunidades e possibilidades reais e efetivas de examinar, avaliar, decidir e obter resultados em relação às ações que atribuem valor. Junto a isso, as capabilidades dizem do acesso a recursos e da capacidade de fazer algo.

Nesse sentido, a construção de relações genuínas, o estabelecimento de um ecossistema horizontal e diverso para o desenvolvimento dessas capabilidades, a fim de que pessoas tenham mais liberdade para inovar com propósito, dão consistência a esse modo de fazer a inovação acontecer e sustentam o pilar do desenvolvimento de pessoas.

Dentro do relatório, você confere como a Semente atuou em projetos, como o Sebrae Delas Mulher de Negócios, o Empreenda como uma Mulher, o Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas – VAI TEC, o Projeto Horizonte, o Inova Amazônia, o Startup Nordeste e o Hub.Ro.

Desenvolvimento de negócios

No que diz respeito ao desenvolvimento de negócios e organizações, a Semente procura ampliar as capacidades que elas têm de solucionar problemas relevantes de comunidades, localidades inteiras, etc. E isso tem relação direta com o tema do valor compartilhado. Essa é uma abordagem de geração de peso econômico através da criação simultânea de ganhos para a sociedade, conectando o sucesso empresarial ao progresso do público em geral. 

Dessa forma, é possível criar e disseminar novas práticas, estratégias e métodos que, geralmente, correspondem a uma combinação de ações que endereçam determinado problema social, complexo e profundo, tradicionalmente não superado pelos mecanismos atuais.

Hoje, as organizações precisam entregar mais do que performance financeira, atuando de modo a contribuir positivamente para a sociedade. E nesse sentido, a inovação que valoriza a vida é a melhor construção para entender e produzir essas mudanças.

Dentro do relatório, você confere como a Semente atuou em projetos, como a Mercur, a Coprel – Cooperativa de Energia e a Bebecê Calçados.

Desenvolvimento de ecossistemas

Por fim, os ecossistemas de inovação incorporam o mesmo fundamento da criação de redes com agentes que colaboram entre si para a geração de valor compartilhado.

A evolução está na motivação central desses ecossistemas: identificar problemas e propor soluções inovadoras para resolvê-los.

Por isso, existe a necessidade de pessoas com liberdade para inovar, cujas capabilidades foram incrementadas. Junto, a necessidade de se estabelecer uma cultura empreendedora de colaboração, em que uma diversidade de pontos devem ser costurados, em prol do estabelecimento de ecossistemas de inovação mais prósperos.

Aqui, o impacto gira em torno da geração de empregos (40% dos negócios impactados aumentaram o tamanho de suas equipes); investimentos de impacto por parte dos clientes, conexões, rodagem de Provas de Conceito (POC), entre outras ações

E dentro do relatório, você confere como a Semente atuou em projetos, como o Instituto Caldeira, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Instituto CCR.

Confira todos os detalhes baixando o relatório de impacto agora mesmo!

Picture of Janderson Silva
Janderson Silva
Jornalista e mestre em comunicação. Comanda o Café com Conteúdo, informativo da Semente sobre inovação e empreendedorismo, e apresenta o Microclimas: criando atmosferas de inovação, podcast mensal da Semente Negócios. Atua nas áreas de marketing e marca da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *