Empreender por necessidade: como prosperar em um contexto de incertezas

Sumário

O empreendedorismo se tornou uma alternativa que muitas pessoas buscam para gerar renda a partir de ideias inovadoras. Porém, existem diferenças importantes em empreender por necessidade ou por oportunidade. 

Primeiramente, em especial em contextos de incertezas, empreender por necessidade oferece mais desafios e requer uma preparação mais cuidadosa para que a ideia de negócio avance.

No Brasil, empreender por necessidade é a realidade de muitas pessoas. Por isso, decidimos explicar neste conteúdo quais são as características desse tipo de empreendedorismo e trazer exemplos inspiradores de negócios que conseguiram prosperar nesse contexto. 

Faça uma boa leitura e entenda o que é preciso para superar as incertezas encontrando soluções criativas e inovadoras!

O que é empreender por necessidade?

A cultura do empreendedorismo, baseada na imagem de uma pessoa com uma ideia inovadora de negócio, ficou bastante conhecida nos últimos anos.

No entanto, a realidade é que grande parte das pessoas que empreendem hoje não fazem isso apenas porque têm uma ideia inovadora e enxergam nela uma oportunidade de criar um negócio próspero. 

A situação mais comum, especialmente aqui no Brasil, é empreender pela falta de oportunidades no mercado de trabalho formal ou pela necessidade de complementar a renda do trabalho para arcar com as despesas de casa. Ou seja, empreender por necessidade.

Já o chamado empreendedorismo por oportunidade está relacionado aos casos em que uma pessoa identifica um problema ainda não resolvido ou uma carência do mercado e desenvolve uma solução a partir disso. 

No contexto do empreendedorismo por oportunidade, as pessoas empreendedoras exploram um problema, testam soluções e buscam  captar investimento para escalar o modelo de negócio.

Porém, para quem empreende por necessidade, a situação é muito diferente. Normalmente, essas pessoas não dispõem do tempo necessário para validar o negócio, nem podem esperar pela captação de investimento para aplicar a sua ideia.

É preciso destacar que não existe uma resposta certa para a pergunta “é melhor empreender por necessidade ou por oportunidade”? Basicamente, são caminhos distintos seguidos por pessoas que, sob condições particulares, têm como objetivo melhorar de vida empreendendo. Por outro lado, é claro que empreender por necessidade oferece mais barreiras e desafios.

Para se aprofundar no assunto, sugerimos assistir à gravação da live sobre empreendedorismo periférico promovida pelo Estadão. Josy Santos, líder da unidade de negócio Mulheres e Inovação e Adriano Morais, gestor de carteira são as pessoas entrevistadas.

Como empreender por necessidade e prosperar em um contexto de incertezas?

De antemão, para enfrentar os desafios de empreender por necessidade e conseguir prosperar mesmo em um cenário de incertezas, existem algumas dicas que podem fazer a diferença em qualquer negócio!

Busque o máximo de informações sobre o mercado 

Nem sempre as pessoas que empreendem por necessidade têm experiência ou formação profissional na área em que estão atuando. 

No entanto, em qualquer profissão ou negócio, conhecer o mercado é essencial para entender custos, desenvolver produtos, criar estratégias de marketing e vendas, entre outros aspectos.

Por isso, busque estudar o mercado, colher dados sobre a concorrência e compreender o comportamento das pessoas que podem consumir da sua empresa. 

Saiba como esse problema está sendo resolvido, quais são os recursos de comunicação mais utilizados e os fornecedores parceiros de negócios que atuam em áreas similares.

Crie uma mentalidade de testes

No caso de ideias inovadoras, não é tão simples encontrar informações no mercado. Diferente dos modelos de negócios tradicionais, que possuem referências concretas, as empresas que nascem de propostas inovadoras precisam trabalhar com hipóteses. É aí que entra a criação de uma mentalidade de testes.

Em resumo, as pessoas empreendedoras criam hipóteses sobre diversos aspectos do negócio, como problema a ser resolvido, comportamento do público-alvo e impacto de uma possível solução. Essas hipóteses são afirmações supostamente verdadeiras, mas que precisam ser verificadas por meio de testes, métricas e metas. 

A validação de hipóteses oferece informações essenciais para a construção de um modelo de negócios coerente com empresas inovadoras.

Avalie a formalização

No Brasil, pessoas que empreendem por necessidade têm a possibilidade de formalizar o seu negócio de forma simples e com baixo custo.  

O cadastro como MEI (Microempreendedor Individual) na Receita Federal pode ser feito on-line e garante à empresa um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Com o pagamento de uma pequena taxa de manutenção mensal, os empreendedores mantêm o seu CNPJ ativo e, assim, conseguem oferecer e contratar serviços separando as finanças pessoais das do negócio.

Em suma, uma das principais vantagens do cadastro como MEI é a possibilidade de emitir notas fiscais, algo muito importante para ampliar as possibilidades de atuação em qualquer segmento de mercado. 

Monitore o desempenho e o feedback dos clientes

Com o advento da transformação digital, o conceito de experiência do cliente se tornou o centro das atenções de empresas de todos os portes.

Portanto, acompanhar o nível de satisfação dos clientes e obter feedbacks que ajudem a aprimorar produtos e estratégias deve ser uma prioridade.

Os feedbacks podem ser obtidos por meio de todos os canais de comunicação que a empresa usa. 

Planeje o médio e longo prazo

Muitos empreendimentos e ideias promissoras não seguem adiante em função da falta de organização lá no início. 

Logo, nossa dica final é: mesmo se o início parecer muito difícil, não desanime! Com organização financeira e um planejamento realista, toda boa ideia de negócio tem potencial para se estabelecer no mercado.

Exemplos de quem empreende por necessidade: cases de sucesso no empreendedorismo feminino

Em um país como o Brasil, no qual a maior parte dos lares é chefiado por mulheres, não faltam exemplos de mulheres que começaram a empreender por necessidade e alcançaram o sucesso com suas ideias inovadoras.

Então, para concluir este conteúdo de forma inspiradora, apresentamos a seguir três cases de empreendedorismo feminino que  já passaram pela Semente e mostram como é possível prosperar em um novo negócio.

empreender por necessidade

encontrei

O encontrei foi uma ideia da Juliana Souza. A jovem mãe se inspirou em uma deficiência do mercado para iniciar um negócio simples, porém muito inovador: um brechó de roupas para todos os corpos.

Ou seja, o brechó foca em peças que vão além dos tamanhos P, M e G. Dessa forma, o negócio atende um nicho de mercado que não se vê representado nas principais empresas de roupa e moda. 

No Instagram, a empreendedora ainda compartilha conteúdos sobre moda sustentável, plus size, gordofobia, além de outros assuntos relevantes que ajudam a informar quem a segue.

empreender por necessidade

Delícias da Rozi

A Rozi é outro exemplo de mulher que empreende por necessidade. Mãe do Felipe, ainda adolescente, ela passou por um período de dificuldades até conseguir estabelecer a sua doceria da forma como sonhava.

Depois de um período vendendo iogurtes e refrescos, foi a ideia de vender brigadeiros que mudou a vida da Rozi. 

O sucesso dos brigadeiros despertou o interesse de empreender mais. Aceitando encomendas de outros doces, bolos para festas e produtos especiais para presentes, surgiu então a Doceria Delícias da Rozi.

empreender por necessidade

Clube da Preta

O Clube da Preta é uma iniciativa criada em 2017 por dois afro-empreendedores: a influenciadora digital Débora Luz e o administrador de empresas Bruno Brígida. 

A ideia dos dois amigos foi criar um clube de assinatura que realmente valorizasse o trabalho e a cultura negra brasileira, sem a intermediação de grandes marcas. 

Assim, o clube reúne em uma plataforma mais de 390 afro-empreendedores brasileiros distribuindo uma caixa com roupas, livros, acessórios e produtos de beleza, entre outros produtos.

O Clube da Preta foi uma das iniciativas contempladas no VAI TEC, programa de aceleração de negócios de impacto da periferia da prefeitura de São Paulo. O programa contou com a execução técnica da Semente e várias edições.

E para que um número cada vez maior de pessoas empreendedoras saiba como dar vida a ideias inovadoras, a Semente Negócios desenvolveu uma metodologia própria. Conheça o Caminho Empreendedor e entenda o passo a passo para consolidar e escalar o seu negócio no mercado!

Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *