No dia mundial do empreendedorismo feminino, queremos celebrar com essas mulheres que seguem superando desafios, preconceitos e gerando impacto positivo no mundo por meio dos seus negócios.
Seja por necessidade ou por oportunidade, o empreendedorismo feminino é hoje uma das maiores forças da economia brasileira, segundo o estudo Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Sebrae em 2019.
Uma nação de mulheres empreendedoras
Datas comemorativas são sempre importantes para trazer à luz debates importantes. E a Semente, enquanto empresa de aprendizagem empreendedora, que tem como objetivo distribuir a capacidade de inovação e assim contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, está sempre produzindo conteúdos e estudos sobre o universo do empreender também sob a ótica do feminino.
Separamos aqui diversos conteúdos para ajudar você a mergulhar nos diferentes significados da mulher empreendedora.
Desafios do empreendedorismo feminino
Pesquisas comprovam que o empreender apresenta desafios diferente quando analisamos por uma perspectiva de gênero.
As barreiras vão desde a falta de tempo para conciliar trabalho, tarefas domésticas e cuidados com familiares (crianças ou idosos), preconceito, falta de acesso à tecnologia, acesso a conhecimento, redes e investidores entre outras.
Esses e outros apontamentos você encontra no post “4 desafios a considerar ao apoiar mulheres empreendedoras no Brasil segundo estudo da ANDE”.
Ainda sobre inovação, mulheres e empreendedorismo vamos relembrar um bate papo inspirador sobre cenário de crise, boas práticas de mercado, iniciativas para melhorar a realidade atual, gestão de equipes lideradas por mulheres, ocupação dos espaços e empoderamento? Para isso trouxemos episódio #18 do Impactacast com o tema “Inovação, mulheres e empreendedorismo” .
A participação feminina no desenvolvimento econômico brasileiro cresce significativamente a cada ano. E o perfil dos negócios mostram elas também estão preocupadas com o impacto social que podem promover na sociedade. Foi pensando nesse impacto que desenvolvemos o post “Empreendedorismo feminino de impacto”.
Para muitas mulheres o empreender preenche a lacuna existente no mercado de trabalho. Estudos apontam que, no Brasil, entre os principais motivos para que as mulheres abram um negócio está a necessidade. Seja de conciliar vida pessoal e carreira, principalmente pós maternidade. Esse foi o tema no do post “Maternidade e mercado de trabalho: por que esta deve ser uma pauta de inclusão nas empresas?”
Juntas somo mais fortes!
Temos a oportunidade de acompanhar mulheres incríveis através dos programas que atuamos, de todas as regiões do Brasil, de muitas etnias e contextos sociais. No dia de hoje queremos celebrar com toda a nossa rede empreendedora! Celebrar, agradecer e deixar um recado simples e poderoso: você não está sozinha.