Os desafios para quem quer empreender são muitos. E quando se tem um propósito, como o de valorizar a vida por meio do empreendedorismo, tais desafios se tornam um pouco mais complexos – mas não menos estimulantes.
Com esse propósito em mente, passa a ser importante pensar questões envolvendo temas como inovação, liberdade e prosperidade. E essa tríade faz com que certos compromissos sejam transformados em diferenciais desse tipo específico de atividade empreendedora.
Por isso, neste conteúdo, apresentamos, ainda que de forma sintetizada, algumas características da veia do empreendedorismo que valoriza a vida, além de alguns ensinamentos para quem deseja se empenhar nesta jornada. Aproveite a leitura!
Valorização da vida pelo empreendedorismo: o que é?
A compreensão do que é valorizar a vida por meio do empreendedorismo para a Semente diz da relação entre inovação, liberdade e capabilities (ou seja, o grau de liberdade que uma pessoa possui para viver o tipo de vida que ela valoriza), fundamentalmente ancorados no conceito de prosperidade proposto por Clayton M. Christensen, ex-professor de administração da Harvard Business School.
Em seu célebre O paradoxo da prosperidade: como a inovação pode tirar as nações da pobreza, Christensen escreve: “Prosperidade é a capacidade de geração de riqueza no sentido de ampliação do bem-estar econômico, social e político de seus indivíduos”. Junte essa definição à capacidade de inovação e o desenho da valorização da vida por meio do empreendedorismo começa a se formar.
Já em termos práticos, a definição proposta pelo autor pode ser traduzida em três principais frentes: no compromisso com a diversidade, na excelência das entregas e no senso de comunidade. Mas como isso pode se transformar em ensinamentos sobre empreendedorismo?
São entregas para além do conteúdo. Ou, em outras palavras, do desenrolar de um problema, a partir de soluções reais, que significam muitas vezes mais segurança, clareza e coesão para processos internos e externos da empresa e das pessoas envolvidas. Além disso, há uma postura que opta pela diversidade, mostrando que desenvolver pessoas e seus negócios está ligada ao quão plural uma empresa se propõe a ser – e os resultados disso.
Por fim, o trabalho de transformação pela via do empreendedorismo que valoriza a vida diz também da forma como lidamos com conhecimentos técnicos e teóricos, servindo de lupa para olharmos para as distintas realidades. Em síntese, é o que chamamos na Semente de uma inovação que valoriza a vida.
5 ensinamentos de como valorizar a vida por meio do empreendedorismo
Até aqui você entendeu o que caracteriza a veia do empreendedorismo que valoriza a vida e sua relação com os temas da inovação, liberdade e capabilities. Veja agora 5 ensinamentos para quem deseja se adentrar nessa jornada!
Valorizar a vida é crescer junto
Para que um ecossistema de inovação potente se forme e se estabeleça, é necessário que surjam startups que cresçam e se tornem empresas de sucesso. E isso pode acontecer de duas formas: de maneira orgânica e natural (mais raro e difícil); ou por meio de programas de aceleração, que contribuem para o crescimento de startups e negócios de impacto social.
É comum pessoas que têm uma ideia inovadora não saberem bem por onde começar. Todavia, existem ações práticas, focadas no mercado e no escalonamento do negócio que podem ajudar. Aqui na Semente, por exemplo, seguimos como base a metodologia do Caminho Empreendedor, com as lógicas de explorar, engajar, validar, crescer e estruturar um modelo de negócio.
O futuro do empreendedorismo é feminino!
Estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) atestam que há uma correlação positiva entre maior produtividade econômica da mulher e o crescimento econômico de um país. Em outros termos, valorizar a vida por meio de iniciativas ligadas ao empreendedorismo feminino é desejar equidade em diferentes setores e aspectos da vida.
Contudo, a realidade ainda é bem diferente. De acordo com a Forbes, apenas 4,7% das startups do Brasil têm um time formado apenas por mulheres, e 0,04% delas conseguem investimentos para desenvolver uma empresa. Por outro lado, iniciativas comandada por mulheres têm olhado de perto para questões específicas envolvendo o universo do empreendedorismo feminino, sobretudo no contexto brasileiro.
Diante disso, pensar soluções, a fim de contrariar as estatísticas, é um movimento capaz de gerar mudanças importantes na vida de muitas – e, com isso, valorizar a vida de cada uma. A inclusão produtiva delas, via empreendedorismo, não apenas favorece contextos econômicos. Há melhorias dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde, tanto das empreendedoras quanto de suas famílias.
Por isso, na Semente, dedicamos toda uma linha de serviço para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.
Só em 2022, atendemos 2.756 pessoas. Desse montante, 73,55% são de participantes de programas específicos de empreendedorismo feminino, como o Sebrae DELAS ES – Mulher de Negócios; a Jornada Empreender para Elas, desenvolvida pelo Sebrae SC; o DELAS Mato Grosso e o programa Empreenda como uma Mulher, por exemplo.
Inovação como estratégia para a vitalidade dos negócios
Organizações que inovam garantem destaque, impacto, longevidade e sintonia com seu público. Porém, além de ferramentas e processos, é necessário que as pessoas colaboradoras – das mais diversas posições no organograma – desenvolvam atitudes e hábitos relacionados à inovação.
Nesse sentido, a inovação é, antes de tudo, uma perspectiva, um modus operandi. Inovar com propósito é valorizar a vida e legitimar as mudanças que acontecem no mundo. E para construir a inovação, é necessário romper com algumas crenças e hábitos comuns de estruturas convencionais – e isso definitivamente não é confortável, mas é muito próspero. Pense nisso!
Desenvolvimento de ecossistemas para novos futuros
Ecossistemas de Inovação são ambientes onde estão presentes empresas, pessoas empreendedoras e agentes que podem atuar de forma harmônica e colaborativa para a geração de valor local.
Aqui, valorizar a vida está na forma de olhar para o lado e diagnosticar quais são as pessoas e organizações que conversam com o ecossistema em questão e, a partir de uma troca mútua e constante, realizar um movimento de retroalimentação.
Esse processo envolve questões como capacitação, geração de emprego e renda, preservação socioambiental e economia regenerativa. O que fica como saldo são iniciativas que nascem orientadas a tomar as questões ambientais e de bem-estar social como fundamento de si.
O Projeto Horizonte, por exemplo, é uma iniciativa da Vale, em parceria com a Semente Negócios, que busca fortalecer pequenos empreendedores locais, tradicionais e inovadores. Com isso, pretende-se diversificar as fontes de renda, gerar mais empregos e incentivar novas frentes de negócios.
Saiba mais sobre as iniciativas ligadas ao Projeto Horizonte.
A longevidade de corporações também passa pela inovação
Por fim, a importância de perpetuar a sua empresa no futuro constitui um dos principais movimentos para quem quer empreender valorizando a vida, partindo da inovação como estratégia corporativa.
Desenvolver estratégias e modelos de gestão para que organizações inovem de maneira sistemática, consistente e em uma velocidade capaz de acompanhar as mudanças atuais, são posturas-chave para pessoas e empresas que desejam continuar ativas.
Aqui, é importante entender os conceitos de inovação e como eles se aplicam no mundo corporativo (processos e resultados).
Atuando na valorização da vida por meio do empreendedorismo
Empresa de educação empreendedora no mercado há 11 anos, a Semente vem habilitando pessoas e organizações a inovar: mais de 30 mil pessoas empreendedoras de todos os estados brasileiros foram alcançadas pelos programas de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento territorial.
Ao longo desse tempo, a empresa entendeu que a promoção da prosperidade por meio da inovação não era apenas o seu propósito de trabalho, mas, sim, o futuro da inovação. Logo, se especializou e se dedicou a inaugurar o território da inovação dedicada à valorização da vida: que diz respeito à geração de prosperidade e valor compartilhados para pessoas, comunidades, organizações e territórios envolvidos.
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