CASE: Economia Criativa no StartupRS

Sumário

O programa do Sebrae RS em parceria com a Semente é direcionado aos empreendedores do setor criativo. Ao longo de 5 meses, o programa trabalha a modelagem e o desenvolvimento do negócio dentro da perspectiva da economia criativa através de workshops e consultorias individuais.
Pelo programa já passaram quase 300 empreendedores em cidades como Porto Alegre, Gramado, Caxias do Sul, Santa Maria e Garibaldi. Desde o início, em 2015, 95% dos negócios apresentaram aumento no faturamento do início do programa ao final, sendo que 70% destes, entraram sem faturamento algum.  

O PROJETO
Selfie dos participantes da Economia Criativa da Semente

Participam do Economia Criativa negócios transversais, ou seja, aqueles que abrangem diferentes áreas de conhecimento e que tenham na propriedade intelectual a base de valor do seu produto/serviço. Algumas dessas áreas atendidas são:
– Arquitetura
– Moda
– Design
– PP
– Comunicação
– Música
– Teatro
O programa é dividido em dois momentos. O primeiro com o foco na modelagem dos negócios, a partir da metodologia criada pela Semente, o Caminho Empreendedor, através da experiência com mais de 8 mil negócios inovadores. O segundo,  atenta para o desenvolvimentismo das estruturas comerciais e de venda, trabalhando a inovação no negócio criativo. São cinco meses de capacitação, mentoria e consultoria especializada, ajudando os empreendedores da análise do mercado e adaptação do produto ou serviço à expansão e aumento das vendas.

Veja o que o empreendedor Matheus de Moraes Gugelmim, da Vox  Haus – Produtora de áudio falou sobre o programa:
“Trabalhar com a Semente é ótimo, os três sócios da Vox que fundaram a empresa são músicos apaixonados por publicidade, mas com pouco conhecimento em gestão. A Semente entrou como um parceiro essencial na procura por uma gestão mais eficiente mas sem esquecer o lado da criatividade. Definimos o nosso modelo de negócio e investimos nele, e o retorno é visível. Hoje somos uma empresa muito melhor por compreender melhor o funcionamento do mercado, e o nosso próprio.”
A Vox Haus participou da turma do Economia Criativa de Santa Maria e aumentou em mais de 400 vezes o faturamento da empresa no ano de participação, em relação ao anterior.

Quer saber mais sobre os nossos programas? Entre em contato com um dos nossos consultores.

 

Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *