Ir para o conteúdo
  • Quem somos
    • Voluntariado Semente Aceleradora
  • Soluções
  • Metodologia
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
    • Voluntariado Semente Aceleradora
  • Soluções
  • Metodologia
  • Cases
  • Blog
CONTATO

Caminho Empreendedor estágio Engajar: mobilizar clientes para seu negócio inovador

  • por Janderson Silva
  • em 15 de novembro de 2022
  • Aceleração e Negócios
Sumário

Você está no segundo artigo da série que irá explorar, de forma mais detalhada, cada um dos estágios do Caminho Empreendedor. Neste, vamos nos ater ao segundo estágio: Engajar.

O Caminho Empreendedor é uma metodologia desenvolvida pela Semente e aplicada a negócios inovadores. Dividido em 6 estágios – Explorar, Engajar, Entregar, Vender, Crescer e Estruturar –, a metodologia foi baseada na experiência de uma década de trabalho junto a mais de 30 mil pessoas empreendedoras. 

Com o Caminho Empreendedor, é possível identificar em que estágio cada negócio está; ter um objetivo claro e alcançável em cada momento do negócio; orientar qual ação a pessoa empreendedora deve realizar e conduzir o seu processo de desenvolvimento.

Seguindo com a leitura deste conteúdo, você confere de maneira ampla o que configura o segundo estágio do Caminho Empreendedor – Engajar, seus principais elementos, atividades e desafios, além de um exemplo prático!

Apresentamos a "Roda do Caminho Empreendedor", esquema que condensa os 6 estágios da Metodologia do Caminho Empreendedor: 1 – Explorar, 2 – Engajar, 3 – Entregar, 4 – Vender, 5 - Crescer e 6 – Estruturar. Saiba mais em https://sementenegocios.com.br/metodologia-caminho-empreendedor-2/

Principais elementos do estágio Engajar do Caminho Empreendedor

Cada um dos estágios do Caminho Empreendedor expressa o objetivo da fase cujo negócio está passando. Junto a isso, existem algumas atividades, ou seja, tarefas que a pessoa empreendedora deve realizar, bem como alguns marcos. Estes marcos dizem o que deve ser alcançado para superar cada estágio, a partir de alguns indicadores.

Aqui, falamos da fase de engajamento de um determinado público. A finalidade é validar se há um número expressivo de pessoas interessadas na proposta de valor da solução a ser desenvolvida pelo seu negócio inovador. Para isso, a equipe empreendedora precisa que todas as pessoas envolvidas efetivamente se dediquem a fazer os contatos e os diferentes testes de engajamento. E dentro desse time, há de ter pelo menos uma pessoa cujo perfil seja mais mobilizador. 

Isso porque, nesse estágio, será necessário falar com múltiplas pessoas e que estarão em diferentes momentos de vida – e ter a sensibilidade para compreender e contornar o que porventura apareça como empecilho é uma tática importante. Esse perfil mobilizador apresenta habilidades de comunicação, importante para reconhecer padrões nas pessoas, a fim de mobilizá-las em torno de uma causa.

Neste momento, as pessoas empreendedoras estão focadas em entregar valor para o seu público-alvo. Em outras palavras, elas estão em busca de resolver um problema da forma mais simples possível, com o intuito de verificar se o público está disposto a pagar pela solução criada para resolvê-lo. Como resultado, será possível realizar um posicionamento claro de mercado, conquistando a atenção do público, partindo daquilo que ele mesmo deseja.

Quais atividades compõem o estágio Engajar do Caminho Empreendedor?

As atividades na metodologia do Caminho Empreendedor correspondem a um conjunto de tarefas que a pessoa empreendedora deve realizar. No estágio Engajar, as atividades são as seguintes:

  • Testar proposta de valor
  • Dimensionar o tamanho da oportunidade
  • Definir um melhor posicionamento de mercado

Como a primeira atividade propõe, é importante entender a necessidade de realizar alguns testes de hipótese. Com isso, será possível passar para a segunda atividade, que é o dimensionamento do tamanho da oportunidade, a partir de testes de engajamento com o público, através da criação e da alimentação de canais de aquisição, como um blog, por exemplo.

Esse caminho serve para chegar a uma definição de posicionamento de mercado que diminua os riscos envolvendo a sua proposta de valor e, posteriormente, a consolidação do negócio em si. Observe no exemplo abaixo como isso pode acontecer.

Como engajar pessoas na prática?

O que significa engajar pessoas na prática? Voltemos ao exemplo do Marcelo, sobre a conexão pais/mães e filhos (a primeira parte do exemplo se encontra em no artigo de estreia desta série).

Com o desafio de testar o engajamento das pessoas em torno da sua proposta de valor, Marcelo começou a fazer postagens semanais em um blog. E o que ele percebeu? Que conseguia engajar principalmente mulheres mães; que havia sim, um interesse, pelo número de acessos e as captações que ocorreram.

Contudo, ele ainda não conseguia compreender se aquele interesse o levaria para um próximo nível – e aqui existe a ideia de um funil de engajamento. Era preciso, portanto, entender se o interesse era genuíno. Foi então que Marcelo produziu um e-book “Como brincar com os seus filhos” em troca de mais e-mails.

Talvez, para muitos, tudo isso possa parecer óbvio, assim como para tantos outros, olhar para o que já se sabe abre caminhos para o refinamento. E, no fim, isso é importante para mostrar a questão do engajamento.

Sucesso! Na em alguns dias, Marcelo já tinha dobrado o número de e-mails, com 800 novos endereços na sua base. Em termos de engajamento, o que isso diz? Como ir para o próximo nível? Foi então que ele divulgou o curso sobre “Como ser melhores pais e mães” a R$300. E, veja bem, ele divulgou o curso e não gravou o curso.

Com isso em mãos, ele estabeleceu a seguinte métrica: menos de 10 pessoas pagam – retorno do dinheiro sem gravação; se 10 ou mais pagam – gravação e entrega; solução validada com 20 pagamentos ou mais, o que elevaria os indicadores de alguma formatação possível. Para sua surpresa, menos de cinco dias depois, ele tinha R$21 mil de 70 pessoas pagantes.

Mais importante que os números: nível de profundidade

Muitas pessoas empreendedoras têm uma ansiedade em relação aos números gerados no engajamento – e isso é totalmente compreensível. Afinal, queremos que nossas soluções sejam as melhores possíveis para a resolução dos problemas do nosso público-alvo, correto? Porém, é necessário atenção ao processo.

No exemplo acima, Marcelo precisava provar que existia uma oportunidade. Check! Ele engajou pessoas do mesmo perfil em torno de uma proposta de valor? Check! E o que demonstra isso? As pessoas terem dado dinheiro para ele produzir um curso. Evidentemente, não estamos considerando uma série de fatores (qualidade, quantas pessoas assistiram, críticas e sugestões em relação ao material etc). Mas a ideia aqui foi reduzir o grau de risco, ou seja, de incerteza, para dar o próximo passo com mais firmeza.

A necessidade de escalar um negócio é fundamental para sua continuidade, mas parte crucial desse processo se dá numa relação conflituosa entre o anseio por número exorbitantes e nível de profundidade. Melhor do que engajar mil pessoas on-line de uma maneira leve é contar com 30, 50 pessoas alinhadas e que vão dar o tipo de insight necessário para formatar melhor uma proposta, a fim de engajar ainda mais pessoas na etapa seguinte.

É claro, muitas pessoas podem ter a capacidade de engajar públicos na casa dos mil, e em um nível de aprofundamento suficiente para gerar os insights necessários. Mas mesmo este segundo cenário não exclui exatamente essa necessidade de aprofundamento do público. E isso não quer dizer criar um Google Forms, coletar 62 respostas para dizer que obteve uma resposta positiva. O que nos interessa é uma análise mais meticulosa da dor desse público-alvo para estar confortável com o nível de risco a ser assumido na próxima etapa.

Próximo estágio: Entregar!

Até aqui você leu que o estágio Engajar do Caminho Empreendedor ajuda a validar se há um número de pessoas interessadas na proposta de valor da solução a ser desenvolvida. Dentre as atividades propostas está a testagem dessa proposta de valor, o dimensionamento do tamanho da oportunidade, que resulta no último passo desta etapa: a definição de um posicionamento de mercado.

Além disso, foi possível compreender que, mais importante que os números, estão os níveis de profundidade e envolvimento que a pessoa empreendedora cria com o seu público-alvo. Pois, a partir dessa realização, de uma análise meticulosa da dor desse público, será possível assumir um nível de risco mais “confortável” visando a próxima etapa.

O próximo estágio do Caminho Empreendedor é conhecido como Entregar. Nele, o desafio será provar que você gera valor com a proposta a ser desenvolvida – e se as pessoas estão dispostas a pagar por ela. Nós nos vemos lá!

Gostou deste conteúdo? Você pode se interessar pelo texto A história do movimento que inspirou a metodologia Caminho Empreendedor.

Foto de Janderson Silva
Janderson Silva
Jornalista e mestre em comunicação. Comanda o Café com Conteúdo, informativo da Semente sobre inovação e empreendedorismo, e apresenta o Microclimas: criando atmosferas de inovação, podcast mensal da Semente Negócios. Atua nas áreas de marketing e marca da empresa.

Posts Relacionados

Negócios com impacto e Negócios com impacto: o que separa a sustentabilidade da transformação?
Como criar uma marca de impacto de verdade (sem cair no greenwashing)
Negócios de impacto: economia com propósito e sustentabilidade

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Grupo empresarial que oferece soluções de empreendedorismo, inovação e impacto como ferramentas para gerar prosperidade.
Instagram Linkedin

Contato

  • [email protected]

⁠visite a gente

Escritório Ágora.Uni | Perini Business Park | Rua Dona Francisca, 8300 – Zona Industrial Norte, Joinville (SC).
Escritório Passo Fundo | Aliança Hub | Av. Sete de Setembro, 496 – Centro Passo Fundo (RS).

LINKS ÚTEIS

Sobre a Semente
Blog
Podcast Microclimas
Faça parte da Rede Semente
Trabalhe Conosco

SELOS E CERTIFICAÇÕES

  • Semente Negócios, 2024. © Todos os direitos reservados.
  • Política de Privacidade