Quais são os benefícios e a importância de se ter um centro de inovação em empresas e organizações? É o que você confere neste artigo.
Empresas e organizações que apostam no modelo de centros de inovação passam a lidar com uma perspectiva de inovação ambidestra. Ou seja, com um equilíbrio entre eficiência operacional e novos rumos a tomar sem que se tenha, com isso, qualquer perda de competitividade no mercado.
Mas o que configura um centro de inovação, o que se desenvolve nesses espaços e quais são os exemplos de sucesso? Continue com a leitura e entenda!
O que é um centro de inovação?
Comunidade, física ou virtual, um Centro de Inovação é onde mentes inovadoras e empreendedoras somam esforços e compartilham práticas e vivências direcionadas à concepção e ao desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores.
Cada centro de inovação é constituído por um conjunto de atores, que fazem girar aspectos da cultura de organizações e empresas envolvidas e suas interrelações, com a finalidade de promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de iniciativas resultantes da conexão entre pessoas.
Dessa forma, quanto mais dinâmica for as interrelações entre estes atores, mais favorável à inovação tende a ser o espaço.
Outras nomenclaturas também são encontradas, como centros de inovação tecnológica, geralmente voltando ao desenvolvimento de soluções voltadas para os sistemas de uma empresa; ou centros de inovação social, que se relacionam com a geração de impacto positivo, a partir da resolução de problemas de tipo econômico e social.
A importância de um centro de inovação em empresas e organizações
A inovação ainda pode ser vista como uma abstração por muitos. Porém, novas oportunidades de negócios, o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos, hoje, estão diretamente ligados ao fator inovação – o que ditará o futuro de muitos negócios.
A estruturação de um centro de inovação em empresas e organizações ganha importância e peso estratégico por alguns fatores, como:
- Maior agilidade e autonomia para o desenvolvimento de projetos em inovação.
- Times enxutos focados em trabalhar olhando para o futuro da empresa e de seus produtos e serviços.
- Uma cultura mais voltada à agilidade e à experimentação, gerando respostas mais rápidas às demandas.
- Canal e conexão com ecossistemas de inovação ampliando horizontes.
Empresas de renome, como a Natura e a Mercur, por exemplo, já enxergam na inovação uma estratégia para sua permanência competitiva no mercado. Ambas já eram afeitas às noções de inovação dentro do contexto organizacional, e a partir de algumas ações, têm consolidado cada vez mais iniciativas voltadas ao tema.
Como opera um centro de inovação?
Os centros de inovação compõem uma comunidade cujo valor fundamental é a colaboração. Com o objetivo de gerar e escalar ideias, a partir da conexão entre atores, os centros de inovação normalmente estão vinculados a organizações públicas ou privadas.
Podemos encarar os centros de inovação como “spin-offs” das empresas ou “prestador de serviços de inovação”, com uma postura mais autônoma e de caráter mais transformacional – com soluções mais distantes do seu core.
Uma diferença importante diz sobre os Labs de Inovação ou Hubs de Inovação. Os Labs integram a estrutura de uma única empresa, mais voltados à experimentação, cuja finalidade é a cocriação de produtos, serviços e processos normalmente. Um exemplo é o Laboratório de Inovação Social da Natura.
Já os Hubs são espaços compartilhados de trabalho, marcados pela participação de diversas empresas, principalmente startups, além de universidades e instituições públicas. Além disso, oferecem serviços como incubação e mentoria. Um exemplo de Hub de Inovação é o Hub.Ro.
O que se desenvolve em um centro de inovação?
Em um centro de inovação, podem ser desenvolvidas diversas soluções com a finalidade de atender a uma demanda ou conjunto de demandas específicas, a partir do estabelecimento de um desafio. Com a formatação da Tese de Inovação, cria-se e executa-se alguns programas, tendo em vista o atingimentos dos objetivos propostos na Tese, muitas vezes em conjunto com o ecossistema, a partir de conexões.
Alguns exemplos de programas de inovação são: incubadoras e aceleradoras de ideias; incubadoras e aceleradoras de startups; Labs de inovação para fornecedores e clientes; desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócio etc.
Exemplos de centros de inovação em empresas e organizações
Confira abaixo alguns exemplos de centros de inovação ligados a empresas e organizações que deram certo e estão promovendo mudanças no ecossistema.
Vóka: centro de inovação da Mercur
Em 2021, a Mercur deu início à construção do seu Centro de Inovação, a Vóka, lançado no dia 12 de setembro de 2022. A Vóka nasce com o objetivo de trabalhar a inovação transformacional na Mercur, através do relacionamento com mercados, tecnologias e conhecimentos que, até então, não vinham sendo explorados pela organização.
Junto a Semente, a Mercur trabalhou importantes etapas de conceituação, alinhamento e montagem da estratégia da Vóka. Veja do que foi composta cada uma das etapas a seguir!
Fase 1
Para a estruturação desse centro de inovação, a primeira atividade foi a definição das pessoas que participaram da fase inicial do processo. Em seguida, foram realizados workshops de foresight, cujo objetivo era estabelecer uma priorização de tendências e verticais de negócios.
Além disso, foi feita a construção da Tese de Inovação do Centro, com a finalidade de orientar os movimentos ligados à inovação pela empresa. Por fim, a construção dos indicadores globais da Vóka (por exemplo, o número de soluções, de spin-offs, receitas advindas de soluções, a eficácia dos experimentos, ideias sendo validadas etc).
Com essas ações, o time de inovação consolidou uma Tese de Inovação para o Centro. Esta Tese não é descolada da Tese da Mercur, mas serve para direcionar de forma mais tangível os esforços de inovação da Vóka. Isso se faz necessário devido à natureza inerentemente transformacional das iniciativas e resultados que se esperam de um Centro.
Ainda na Fase 1, definiu-se os programas de inovação que fariam parte do Centro e a consolidação dos indicadores.
Fases 2 e 3
Em 2022, foram rodadas as Fases 2 e 3 da estruturação desse novo centro. Trabalhou-se, mais precisamente na Fase 2, aspectos de governança da inovação, a fim de orientar e estabelecer as figuras que irão tomar certas decisões, nos níveis de articulação, decisão e operação; e as fontes de financiamento e modelo de negócio, instrumentos importantes para que o centro se sustente.
Na Fase 3, os esforços foram concentrados na operação figital, que é a aliança de aspectos físicos e digitais na operação, num contexto em que o foco nas equipes, e não só nos ambientes, é fator primordial, diante das alterações em torno dos modos de trabalho, além da definição de diretrizes ou marcos operadores que vão guiar e validar as ações em curso. E na gestão de squads, ou seja, um modelo organizacional que aloca funcionários em pequenos times multidisciplinares com objetivos específicos. Por fim, foi traçado um plano de ação para as primeiras iniciativas da Vóka.
Guia Centro de Inovação
Todo o passo a passo descrito acima para a consolidação do Vóka, centro de inovação da Mercur, você pode conferir em nosso Guia Centro de Inovação. Com ele, você será capaz de entender as diferenças fundamentais entre Laboratórios, Hubs e Centros de Inovação; os principais objetivos de um Centro; erros e acertos no processo de estruturação; o que é inovação ambidestra e questões envolvendo estratégica, governança e operação.
Empresas como Cianet, Senac, Softplan, Florense e BB Seguros já apostaram na metodologia da Semente!
Centros de Inovação ACATE
Uma iniciativa entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) deu origem a quatro centros de inovação credenciados à Rede de Inovação de Florianópolis, fruto dessa parceria. São eles: CIA Downtown, CIA Primavera, CIA Sapiens Parque e Soho. O objetivo é estimular a cultura de inovação e o empreendedorismo, ativando o ecossistema local, fomentando de diversas maneiras negócios inovadores da região.
GS1 Brasil
Pensando em soluções que facilitem processos, foi criado em 2014 o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da SG1 Brasil. Seu objetivo consiste em oferecer à comunidade de negócios conhecimentos envolvendo os padrões dos sistemas utilizados pela GS1, visando a implementação de padrões e melhores práticas envolvendo os negócios da empresa.
Inovação como estratégia, impacto como resultado
Referência na implementação de Centros de Inovação Corporativos, a Semente aplica uma metodologia que sistematiza o processo e se adapta ao contexto de diferentes negócios. Gerar valor compartilhado faz parte da realidade atual de muitos negócios – e certamente, isso continuará como parte das tendências futuras.
Não à toa, a cultura da inovação, aberta a riscos e novas ideias, está cada vez mais disseminada. Conheça os serviços de inovação da Semente!