Ir para o conteúdo
  • Semente
    • Sobre a Semente
    • Trabalhe conosco
    • Fundo de Impacto para Justiça Social
  • Nossas marcas
    • Semente Aceleradora
    • Instituto Cória
    • Innoway by Semente
  • Sustentabilidade
  • Rede Semente
  • Blog
  • Semente
    • Sobre a Semente
    • Trabalhe conosco
    • Fundo de Impacto para Justiça Social
  • Nossas marcas
    • Semente Aceleradora
    • Instituto Cória
    • Innoway by Semente
  • Sustentabilidade
  • Rede Semente
  • Blog
FALE CONOSCO

Avichay Cohen explica como avançar com a inovação nas empresas

  • por Semente Negócios
  • em 4 de fevereiro de 2020
  • Inovação Corporativa
Sumário

A ascensão da tecnologia no mercado impõe a necessidade de empresas estabelecidas investirem na transformação digital. Como consequência disso, também torna-se imprescindível investir em inovação nas empresas. 

Trata-se de uma regra de mercado, não de uma alternativa. Isso porque a inovação nas empresas é um elemento de sobrevivência nos dias de hoje. É por meio dela que a organização vai poder pensar em longevidade e competitividade.


O conceito de inovação nas empresas

“Quando uma empresa se torna inovadora, ela passa a ser participante da estratégia e da cultura, não mais pertencente a um departamento e sim a algo que permeia a organização por inteiro.”

Avichay Cohen.

Avichay Cohen é co-fundador e sócio global da Duco, uma empresa de design de ecossistemas de inovação que possibilita a implementação de projetos inovadores. A Duco é a única empresa em Israel e parte de um grupo muito pequeno de empresas de consultoria no mundo, que possui conhecimento organizacional “clássico” e uma experiência real de mais de 10 anos no campo do empreendedorismo, que inclui o estabelecimento de aceleradores, treinamento, programas motivadores e execução de projetos inovadores.

Em um webinar produzido em parceria com a Semente, Cohen explica por que a inovação nas empresas é mais um conceito do que uma simples ação. “Talvez seja algo pelo qual você possa se esforçar. É um objetivo, mas não é ação, a ação da inovação. Se você me perguntar, claro, há muitas opiniões diferentes. Quando alguém vê uma necessidade não atendida e vê algo que pode ser melhor, alguém faz algo sobre isso? Ele é um intraempreendedor. Pode ser alguém que pinta iPhones ou alguém que vê um pedaço de lixo no chão, pega e coloca na lixeira. Ele pode ser proativo, ele viu um problema e consertou”, definiu.

Baixe gratuitamente: Guia Metodologia Corporate-up: o passo-a-passo definitivo para implementar inovação na sua empresa


Como alcançar a inovação?

Depois de compreender a necessidade de investimento em inovação nas empresas, inclusive na sua própria, é necessário buscar um trajeto. Não há fórmula mágica, nem um processo automático. A organização vai precisar descobrir suas dores sentindo cada uma delas. É uma jornada muito particular, porém com a estratégia e a execução corretas é possível alcançar o resultado esperado.

“Você pode colocar inovação externa na forma de startups ou pode ter inovação interna na forma de projetos inovadores de trabalhadores. A essência da coisa é o que você quer alcançar”, sinalizou Cohen.


inovação nas empresas

Transformação de processos

Após organizar as estruturas para receber a inovação nas empresas, é hora de trabalhar e transformar os processos. Sem bloqueios, hierarquias ou burocracias. A inovação na empresa, enfim, chegou.

“Eu acho que o maior desafio é convencer a administração disso, uma operação comercial significa que precisa ser orçada. A pior coisa que o Gerente de Inovação pode fazer é ir para a direção toda vez que há uma ideia e perguntar: ‘posso conseguir algum dinheiro para isso?’ O primeiro desafio é obter um orçamento anual, que o Gerente de Inovação possa usar como quiser, para que possa fazer muitos experimentos sem ficar às ordens da alta direção”, disse.

A ação pode provar que algumas premissas estavam parcial ou totalmente equivocadas. Porém, isso já está setado para gerar dados na sua validação, e conseguir pivotar para qualquer mudança de percurso, assim como uma startup faz. 

Por isso, não se deve mascarar as falhas, e sim aprender com elas. Além de seguir as premissas de mitigação de risco para falhar rápido e barato, até que as premissas comecem a se confirmar. 

“Se você não for inovador em sua própria empresa, você vai acabar como a Kodak, vai perder tudo para uma empresa de 13 funcionários chamada Instagram. Vai destruir você, você vai acabar como a Blockbuster, a Netflix vai levar o mercado de vídeo. Todas essas coisas são as histórias que eles nos dizem para lutar, nos mostram como gigantes, enormes empresas fizeram uma curva errada e onde você pode fazer algo melhor se você aprender com seus erros, mas eles nunca falam sobre o que foi o The Wrong Turn por exemplo”, contou Cohen.

Um negócio que ainda não possui métricas e indicadores de inovação nas empresas usa conhecimentos dos métodos Lean e ágil para criar testes e utilizar a validação científica. O objetivo é confrontar as informações com as premissas levantadas na etapa de organização e, se necessário calibrá-las, até que, em menor tempo, se tenham os resultados satisfatórios esperados.

organizações do futuro


Considerações finais

E depois disso, o que fazer? Se bem sucedidas em suas ações de inovação na empresa, tendem a subir o nível de expectativas sobre seus resultados, e esperam conseguir superar o resultado anterior, o que exige uma análise cuidadosa do que já foi feito, o que foi alcançado e como.

Já as experiências mal sucedidas seguem uma tendência de comportamento mais pessimista e resguardada sobre os resultados possíveis de se alcançar com a inovação nas empresas. Necessitam ser convencidas de não desistir e de serem mais analíticas e disciplinadas sobre o alinhamento de expectativas e os resultados entregues.

“A Kodak foi uma empresa muito inovadora. A Kodak fez a primeira câmera digital. A Kodak realmente fez o primeiro uso comercial digital de câmera. Eles tinham sido a empresa mais inovadora quando se tratava de fotografia. Eles deixaram a tecnologia. Eles não falharam porque não inovaram. Eles falharam porque estavam com muito medo de inovar o modelo de negócio”, explicou.

Quando uma empresa se torna inovadora, ela passa a ser assunto de primeira grandeza, participante da estratégia e da cultura, não mais pertencente a um departamento e sim a algo que permeia a organização por inteiro.

Avichay Cohen foi nosso convidado em um episódio de webinar com foco em Corporate Innovation.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR ESSA CONVERSA NA ÍNTEGRA

Se você acha que vale a pena conversar com um consultor nosso e descobrir de que forma começar a investir em inovação na sua empresa, fique à vontade para solicitar uma conversa. Preencha o formulário abaixo com os seus dados para que um consultor entre em contato e continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse!


Foto de Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Posts Relacionados

Negócios com impacto e Negócios com impacto: o que separa a sustentabilidade da transformação?
Como criar uma marca de impacto de verdade (sem cair no greenwashing)
Negócios de impacto: economia com propósito e sustentabilidade

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Grupo empresarial que oferece soluções de empreendedorismo, inovação e impacto como ferramentas para gerar prosperidade.
Instagram Linkedin

Contato

  • [email protected]

⁠visite a gente

Escritório Ágora.Uni | Perini Business Park | Rua Dona Francisca, 8300 – Zona Industrial Norte, Joinville (SC).
Escritório Passo Fundo | Aliança Hub | Av. Sete de Setembro, 496 – Centro Passo Fundo (RS).

LINKS ÚTEIS

Sobre a Semente
Blog
Podcast Microclimas
Faça parte da Rede Semente
Trabalhe Conosco

SELOS E CERTIFICAÇÕES

  • Semente Negócios, 2024. © Todos os direitos reservados.
  • Política de Privacidade