Definir e medir os indicadores de impacto causam certa apreensão, principalmente em que está iniciando um negócio, não é mesmo?
Empreender é um processo que necessita dedicação, como vemos nos passos do Caminho Empreendedor. Quando falamos em criar receita e causar um impacto positivo social ou ambiental, esse desafio é ainda maior. Para tornar mais fácil o processo, segue-se algumas etapas.
Neste artigo, vamos ver a definição de indicadores de impacto, conhecer as principais características e o passo a passo do processo de medição de impacto.
O que são indicadores de impacto?
Indicadores de impacto são as referências quantitativas e qualitativas que mostram se os objetivos estratégicos do seu negócio foram alcançados. Trata-se de observar, de forma disciplinada, os efeitos/mudanças em uma realidade social gerados pela ação do seu negócio.
A intencionalidade é o ponto de partida para a medição de impacto, porque é dela que sai a teoria da mudança. É da sua Teoria que nascerão os indicadores! Construa-a de forma colaborativa com seus stakeholders para maior embasamento na realidade.
Por exemplo, não adianta dizer que quer acabar com a fome no mundo se o projeto abrange uma comunidade específica dentro de uma realidade distinta.
O mais importante é a avaliação de impacto social estar entranhada no coração do negócio, falando a mesma linguagem e servindo como um guia para a tomada de decisão e a condução das atividades durante todo o processo de validação e execução da empresa.
4 características dos indicadores de impacto
Ao definir os indicadores há algumas características principais para levar em consideração.
Ser simples
Imagina ter um indicador de impacto que dependa de uma programação envolvendo inteligência artificial se o seu negócio é todo offline? Busque indicadores de fácil entendimento e execução.
Ser comparativo
Uma maneira simples de definir indicadores de impacto é a comparação entre as realidades em um determinado tempo. Por exemplo, quantas pessoas saíram da linha da pobreza em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ser confiável
O amigo do vizinho disse que viu alguém do outro bairro que passou a usar o seu produto? Melhor não usar esse dado quando for medir o impacto. Defina indicadores que você possa avaliar por métodos confiáveis.
Ser de baixo custo
Tirar a ideia do papel e colocar o negócio funcionar já é uma luta, a avaliação de impacto não pode trazer mais dificuldade nesse cenário já desafiador. Procure meios como pesquisa, entrevistas, relatos, a diferença entre dados públicos e aí por diante.
Ficou mais claro? Vamos ver alguns exemplos:
A Me Salva! que oferece cursinho online e aulas de reforço, mede a média de pontos do ENEM de quem estuda com eles em comparação à média geral do ENEM. Em 2017 essa diferença foi de 145 pontos (668 pontos de quem fez Me Salva! versus 523 de quem não fez).
O Moradigna, que faz reformas expressas de baixo custo, mede tanto o número de reformas realizadas quanto o número de pessoas impactadas por elas. Simples, certo?
Por que medir o impacto da empresa?
Mas você pode se perguntar: por que medir o impacto da empresa? Ainda mais se você sabe que ela está causando um bem a uma realidade específica.
Bom, além de reunir informações estratégicas sobre o negócio para poder traçar o melhor caminho, ao avaliar o impacto, você também legitima o negócio como social, fortalecendo a transparência e o acordo com a responsabilidade perante possíveis investidores. Além disso, existe a oportunidade de diferenciar o negócio, mostrando todo o valor que ele gera à sociedade.
Saiba mais sobre o que são negócios de impacto social.
E para saber o que realmente está mudando é preciso medir. A avaliação de impacto tem sempre o mesmo objetivo: quantificar as mudanças na população ou no território causadas pela intervenção do seu negócio. A pergunta que é preciso fazer é:
O que teria acontecido com aquela pessoa ou território caso o meu negócio não tivesse existido? A diferença entre o que teria acontecido e o que aconteceu é o seu impacto.
Conhecidos os conceitos, vamos ver na prática o nosso passo a passo de como planejar uma medição de impacto. Continue a leitura!
Processo de mediação de impacto
Há oito etapas mapeadas no processo de mediação de impacto.
Delimite o setor de impacto
Essa fase está presente no primeiro estágio do Caminho Empreendedor, o explorar, com o início do canvas e a proposta única de valor.
Quando estudamos nosso público ao preencher o canvas, definimos o setor de atuação do projeto e, a partir daí, conseguimos tirar os indicadores necessários para essa medição.
Uma dica importante: a ONU – Organização das Nações Unidas, definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tem 169 metas para 2030. Não perca de vista os objetivos porque eles norteiam toda a agenda de negócios de impacto do mundo.
Faça benchmarking
Benchmarking nada mais é do que aprender com os outros como é o melhor funcionamento do mercado. Quando aplicamos os testes de mercado para entender o segmento, a realidade e o potencial do mercado de atuação, começamos a desenhar os processos existentes e a aprender com os erros e acertos do que foi feito até hoje.
Construa a Teoria da Mudança
A Teoria da Mudança funciona como a descrição de como o negócio opera para alcançar os objetivos desejados. É o mapa do seu objetivo! Sendo assim, a teoria da mudança é a chave de qualquer medição de impacto ao descrever a lógica de como e por quê a solução irá alcançar esses resultados.
Escolha a lista de indicadores
Com a delimitação de impacto, o benchmarking e a teoria da mudança feitas, já é possível definir, escrever e deixar para conhecimento de toda a equipe, quais são os indicadores que serão usados. Defina no máximo três indicadores para toda a medição não fugir do controle ou ficar muito irreal de executar.
No caso da Geekie – a startup de impacto social que leva aprendizado personalizado para alunos do ensino médio –, por exemplo, a meta é impactar 20 milhões de pessoas por ano e expandir o uso da solução para outros países. Os indicadores de impacto deles podem ser:
- A quantidade de alunos usando a plataforma
- A quantidade de instituições de ensino e entidades que contratam a solução
- E o aumento da média escolar dos alunos que utilizam a Geekie
Identifique grupos tratados e controle ou amostragem
A quinta e sexta etapa falam sobre as métricas dos indicadores. Há duas formas de defini-las: por identificação dos grupos tratado e controle a serem utilizados na medição; e por amostragem.
Ambas são soluções para tornar a medição mais simples de negócios não digitais que tem meios de quantificar o impacto como um todo. A Geekie, por ser uma plataforma digital, consegue reunir os dados em números absolutos, de estudantes e contratos fechados. Mas e se a mudança é mais subjetiva como a do Banco Pérola que oferece microcrédito a jovens de comunidades periféricas?
Nesse caso, primeiro defini-se qual o recorte de clientes irá ser acompanhado com mais proximidade. Por exemplo, o negócio atua em cinco bairros com características semelhantes, é possível escolher apenas uma para colher os dados de antes e depois da sua solução existir no local.
Escolhida uma comunidade em específica, que tenha clientes com o maior número de características em comum, é possível fazer uma pesquisa e medir o impacto causado por amostragem.
Defina como se dará a medição
Faça uma descrição de como se dará a medição. Serão coletados dados mensais? Será preciso pesquisa exploratória? É preciso incluir na rotina de atividades visitas periódicas e coleta de dados para a análise futura.
Faça um novo cronograma
Na última etapa temos o indicativo de que o ciclo recomeça. Sendo assim, será preciso organizar um novo cronograma para o próximo recorte de tempo que será medido, incluindo dados que ficaram de fora ou reformulando os indicativos.
Plano de avaliação de impacto
O plano de avaliação de impacto é a peça de gestão em que estará expresso as decisões da empresa e que indica o que será feito e quando. Esse documento irá guiar os gestores envolvidos a viabilizar a medição, sem esquecer de nenhum ponto. São pontos essenciais para um plano de avaliação:
- O foco da avaliação, o objetivo da medição de impacto
- Os indicadores
- As fontes de informação
- Quais as métricas para os indicadores de impacto
- O recorte de tempo e lugar em que os dados serão coletados
- Como os dados serão avaliados, quantitativamente ou qualitativamente
- Quem é o responsável pelo projeto
- Os dados e análises anteriores
- Se há necessidade de apoio técnico e financeiro externo
Ter esse plano desenhado também é um importante passo no relacionamento com parceiros e possíveis investidores. Mostra transparência e seriedade sobre como o negócio irá impactar.
Vimos aqui que os indicadores devem permear toda a vida do negócio de impacto e que, através de passos simples, é possível medi-los com cada vez mais qualidade. Se você chegou até aqui, nos conte, quais são os seus indicadores de impacto?
1 comentário em “Indicadores de impacto: como medir seu negócio social?”
Excelente artigo, Alline!
Estamos em um momento importante de mensurar o impacto que o Instituto que começamos tem feito. Seu artigo deu mais informações de como podemos começar a pensar nas métricas necessárias para o nosso negócio.
Obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco.