Entre as bancas de Demodays de startups no mundo todo, uma opinião se sobressai como uma unanimidade: o time de startup tem o maior peso na avaliação do negócio.
Desde bancas finais de disciplinas universitárias de empreendedorismo, até os batchs das maiores aceleradoras do mundo, o bordão se repete: “aposte no Jockey, não no cavalo”.
Análises assim não são vazias e, nesse artigo, vamos demonstrar a importância do time para negócios inovadores, e explorar as principais características que separam equipes normais de grandes times de startups.
Construção de um time de startup: as competências de equipes diferenciadas
Se você está buscando iniciar um negócio inovador, uma startup, negócio de impacto ou está buscando inovar em uma corporação já bem estabelecida, a construção de uma boa equipe é um passo necessário (porém não suficiente) para o sucesso desse empreendimento.
Bons times já falharam na hora de empreender em ambientes com altos níveis de incerteza, mas nenhum negócio exponencial alcançou o sucesso sem um time excepcional.
Nesses times estão presentes, ao menos, essas quatro características imprescindíveis:
Conhecimento do mercado
Pelo menos um dos empreendedores deve ser um profundo conhecedor do mercado no qual o negócio se insere. Anos de experiência nesse mercado e cargos de decisão no currículo são o cenário ideal.
Se esse perfil estiver indisponível, um profundo estudo de análises do mercado, uma intensiva análise da concorrência e um mentor com essas características se configuram como um bom ponto de partida.
Esse conhecimento geralmente se traduz em definições mais arrojadas dos problemas enfrentados pelo público-alvo, mais empatia por esse público, soluções mais completas e testes de canais mais assertivos.
Esse conhecimento também abre portas no mercado para realizar iterações e validações com o público-alvo. Equipes mais juniores demonstram dificuldades em desenvolver tais competências por um motivo muito simples: leva tempo.
Se for o caso, não hesite, comece a estudar o seu mercado imediatamente!
Conhecimento do produto
A segunda característica presente em qualquer time de fundadores de startups de sucesso é o conhecimento sobre o produto. Algum fundador deve conhecer os principais aspectos relacionados à solução desenvolvida.
Títulos de graduação e pós-graduação, experiência anterior no desenvolvimento de uma solução com desafios técnicos parecidos e cargos de gerência de equipes são diferenciais.
Terceirizar essa responsabilidade, apesar de ser uma prática comum em equipes iniciantes que não conseguiram engajar um fundador técnico, é extremamente arriscado, caro e ineficiente.
Exemplo: Um negócio que busca automatizar processos contábeis a partir de inteligência artificial e machine learning precisa, por exemplo, de uma ótima programadora, preferencialmente com estudos na área de aprendizagem de máquina, e um contador experiente, que domine todos os processos que serão automatizados.
Capacidade de execução
Só conhecimento não basta, também é preciso traduzir esse conhecimento em ação. Os fundadores precisam:
- Ter tempo disponível que seja compatível com o estágio que o negócio está;
- Foco para direcionar as ações e desenvolver o que é preciso;
- Disciplina para desenvolver e realizar os testes necessários;
- Capacidade de resolução de problemas para tirar do caminho os desafios que irão aparecer;
- Flexibilidade para mudar rumos e rotinas de trabalho conforme as interações com o mercado indicam novas e melhores possibilidades;
- E, no âmbito pessoal, ter recursos financeiros suficientes para garantir a operação enquanto o negócio não provê esses recursos.
Alinhamento entre a equipe
Por fim, de nada adianta conhecimento do mercado, do produto e capacidade de execução se o risco desse time de startup se desfazer antes do negócio atingir a escala for significativo.
É necessário um acordo formal entre os fundadores, contemplando cotas societárias, regras de entrada e saída da sociedade, vesting e cláusulas de cliff para os fundadores.
Além das diretrizes mínimas de entregas esperadas de cada um dos sócios para dar segurança jurídica e garantir que todos os envolvidos estejam com os objetivos alinhados e compartilhados entre si.
O mais importante é entender que, no início, e por um bom tempo:
O negócio será resumido à sua equipe de fundadores
Investidores, mentores, consultores e gestores de inovação priorizam ótimos times, em detrimento a ideias visionárias e mercados promissores. Não por esses últimos serem menos importantes que o primeiro, mas por eles dependerem diretamente do primeiro.
Ótimos times são capazes de desenvolver mercados promissores, pivotar ideias visionárias que não demonstraram resultado, descobrir problemas relevantes e desenhar soluções inovadoras.
Mesmo com um modelo que sustente o seu negócio validado, o time da startup é o ativo que sobressai.